VIVENCIANDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ESTRATÉGIA EXTENSIONISTA NA PROBLEMATIZAÇÃO EM SAÚDE
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Ensino, Políticas públicas.Resumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) consiste em um sistema nacional de ampla abrangência, porém enfrenta desafios estruturais, administrativos e assistências. A problematização em saúde no contexto do SUS permite a vivência dos desafios cotidianos dos programas disponíveis para a comunidade local. Projetos de extensão que promovem a vivência acadêmica nesse contexto contribuem para a formação crítica e humanizada dos futuros profissionais de saúde. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência do projeto Vivenciando o SUS de como estratégia no ensino da problematização em saúde. Foi realizada uma ação educativa na Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Ceres-Go. Os estudantes foram organizados em grupos e realizaram visitas técnicas, entrevistas e observações em diferentes serviços de saúde, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Rede Alyne de Apoio a Gestantes, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). As atividades permitiram a identificação de problemáticas, seguidas de discussões em grupo e elaboração de materiais informativos baseados em evidências. A experiência favoreceu o contato direto com a realidade do SUS, possibilitando a análise crítica de desafios como fragmentação dos serviços, complexidade da gestão e desigualdades regionais. Além disso, promoveu a integração entre teoria e prática, estimulando a tomada de decisão. A estratégia extensionista no ensino da problematização em saúde possibilitou uma aproximação afetiva e de pertencimento entre a formação acadêmica e a realidade dos programas do SUS.
Referências
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