VIVENCIANDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ESTRATÉGIA EXTENSIONISTA NA PROBLEMATIZAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Suelen Marçal Nogueira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Heloiza Dias Lopes Lago Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Murilo Marques Costa Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Francisco Ronaldo Caliman Filho Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Lucrécia Ferreira Martins Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Guilherme Borges Macedo Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Poliana Lucena Nunes Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Ianca Gontijo Cavalcante Santana Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Marina Teodoro Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Guilherme Soares Vieira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Ensino, Políticas públicas.

Resumo

O Sistema Único de Saúde (SUS) consiste em um sistema nacional de ampla abrangência, porém enfrenta desafios estruturais, administrativos e assistências. A problematização em saúde no contexto do SUS permite a vivência dos desafios cotidianos dos programas disponíveis para a comunidade local. Projetos de extensão que promovem a vivência acadêmica nesse contexto contribuem para a formação crítica e humanizada dos futuros profissionais de saúde. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência do projeto Vivenciando o SUS de como estratégia no ensino da problematização em saúde. Foi realizada uma ação educativa na Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Ceres-Go. Os estudantes foram organizados em grupos e realizaram visitas técnicas, entrevistas e observações em diferentes serviços de saúde, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Rede Alyne de Apoio a Gestantes, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). As atividades permitiram a identificação de problemáticas, seguidas de discussões em grupo e elaboração de materiais informativos baseados em evidências. A experiência favoreceu o contato direto com a realidade do SUS, possibilitando a análise crítica de desafios como fragmentação dos serviços, complexidade da gestão e desigualdades regionais. Além disso, promoveu a integração entre teoria e prática, estimulando a tomada de decisão. A estratégia extensionista no ensino da problematização em saúde possibilitou uma aproximação afetiva e de pertencimento entre a formação acadêmica e a realidade dos programas do SUS.

Referências

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

MARÇAL NOGUEIRA, Suelen et al. VIVENCIANDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ESTRATÉGIA EXTENSIONISTA NA PROBLEMATIZAÇÃO EM SAÚDE. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15397. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES