PROBLEM-BASED LEARNING NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino em Saúde., PBL., Estágio Supervisionado., Fisioterapia Ortopédica.Resumo
Este relato descreve a implementação do Problem-Based Learning (PBL) no estágio supervisionado em Ortopedia da Clínica-Escola de Fisioterapia (UniFISIO), visando aproximar teoria e prática e fortalecer a Prática Baseada em Evidências (PBE) na formação discente. Organizado em rodízios, o estágio reserva três horas diárias para atendimento e uma hora para estudo de casos; às segundas-feiras, ocorrem atividades teóricas. O PBL foi estruturado a partir de casos reais, com um estudante “redator” responsável por apresentar o caso e conduzir a sessão, enquanto o docente atuou como “âncora”, regulando tempo, foco e aprofundamentos conceituais. Entre encontros, os discentes buscaram evidências em bases confiáveis para responder às perguntas norteadoras e fundamentar hipóteses, diagnósticos cinético-funcionais e planos terapêuticos. Observou-se maior engajamento e corresponsabilidade, substituindo o distanciamento típico de seminários expositivos por uma “inteligência coletiva” que enriqueceu anamnese, exame e planejamento. As fichas clínicas evoluíram de registros superficiais para raciocínios integrados, metas claras e justificativas alinhadas à PBE, ampliando a visão biopsicossocial do paciente. Estudantes relataram menor sensação de pressão no PBL apesar do nervosismo inicial do “redator” por se perceberem parte de um processo coletivo de construção do conhecimento, o que favoreceu segurança para expor dúvidas e aprimorar decisões. Conclui-se que o PBL é factível e potente no cenário clínico-escolar: promove autonomia intelectual, rigor argumentativo, integração teoria–prática e colaboração estruturada, além de qualificar a documentação clínica. Recomenda-se sua continuidade e expansão para outros estágios e disciplinas, com monitoramento de indicadores de processo e desfecho.
Referências
RIBEIRO, L. M. C.; MOURA, A. S. ‘Hands-on’ ideas to provide student-targeted clinical reasoning educational interventions. Medical Education, v. 54, n. 8, p. 680-682, 2020. DOI: 10.1111/medu.14193.
OLSEN, N. R.; BRADLEY, P.; LOMBORG, K.; NORTVEDT, M. W. Evidence based practice in clinical physiotherapy education: a qualitative interpretive description. BMC Medical Education, v. 13, n. 1, art. 52, 2013. DOI: 10.1186/1472-6920-13-52.
HLEBŠ, S. An exploration of perceived barriers to evidence-based practice among physiotherapy students during clinical placement—a descriptive cross-sectional study. Open Journal of Therapy and Rehabilitation, v. 10, n. 4, p. 198-210, 2022. DOI: 10.4236/ojtr.2022.104015.
WINTERS, C. A.; ECHEVERRI, R. Teaching strategies to support evidence-based practice. Critical Care Nurse, v. 32, n. 3, p. 49-54, 2012. DOI: 10.4037/ccn2012159.
HASANI, F.; MACDERMID, J. C.; TANG, A.; KHO, M.; ALGHADIR, A. H.; ANWER, S. Knowledge, attitude and implementation of evidence-based practice among physiotherapists working in the Kingdom of Saudi Arabia: a cross-sectional survey. Healthcare, v. 8, n. 3, p. 354, 2020. DOI: 10.3390/healthcare8030354.
CIPRIANI, A.; LEUCHT, S.; GEDDES, J. R. Application of research evidence in clinical practice. In: GEDDES, J. R.; ANDREASEN, N. C.; GOODWIN, G. M. (eds.). New Oxford Textbook of Psychiatry. Oxford: Oxford University Press, 2020. p. 73-79. DOI: 10.1093/med/9780198713005.003.0009.
LUSARDI, M. M.; LEVANGIE, P. K.; FEIN, B. D. A problem-based learning approach to facilitate evidence-based practice in entry-level health professional education. Journal of Prosthetics and Orthotics, v. 14, n. 2, p. 40-50, 2002. DOI: 10.1097/00008526-200206000-00005.
BJØRKE, L.; QUENNERSTEDT, M. Reflecting on student reflections in physical education practice: moving beyond a theory-and-practice divide. Physical Education and Sport Pedagogy, publicação eletrônica antecipada (ahead of print), p. 1–14, 2023. DOI: 10.1080/17408989.2023.2281913.
SOLVANG, P. K.; FOUGNER, M. Learning from clinical placement experience: how do undergraduate physiotherapy students approach person-centered practice? Physiotherapy Theory and Practice, v. 39, n. 12, p. 2609-2624, 2022. DOI: 10.1080/09593985.2022.2089609.