DE OLHO NA SEGURANÇA ALIMENTAR: SAÚDE, CIÊNCIA E COMUNIDADE — RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS DE FARMÁCIA

Autores

Palavras-chave:

segurança alimentar, Conservas artesanais, Extensão, Ensino em Saúde.

Resumo

Este relato apresenta a experiência formativa do projeto de extensão “De olho na segurança alimentar: saúde, ciência e comunidade”, realizado no 1º semestre de 2025 com discentes do curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA (Campus Ceres-GO). O objetivo foi desenvolver atividades educativas voltadas para a conscientização sobre riscos associados ao preparo e consumo de conservas artesanais, com destaque para palmito de guariroba, pequi, carne em conserva caseira e pimentas. A proposta integrou oficinas de revisão bibliográfica, produção de banners científicos e debates com a comunidade acadêmica. Os resultados evidenciaram que a manipulação inadequada de alimentos em conserva está diretamente associada ao risco de botulismo e outras doenças transmitidas por alimentos (DTAs), reforçando a importância das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a produção segura. Os estudantes desenvolveram competências em análise crítica, pesquisa científica e comunicação acadêmica, além de ampliaram sua percepção sobre a responsabilidade do farmacêutico na promoção da saúde pública. A experiência consolidou o diálogo entre ciência e comunidade, valorizando práticas preventivas e contribuindo para a formação de profissionais conscientes dos impactos sociais e sanitários da segurança alimentar

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

DE SÁ, Stone; MARIA DA SILVA, Élida; SILVA GOMES, Fabiana; HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA , Pedro; GONTIJO CAVALCANTE SANTANA, Ianca; LUÍS RODRIGUES MARTINS, José; JÚLIA ANDRADE BATISTA FILHA, Ana. DE OLHO NA SEGURANÇA ALIMENTAR: SAÚDE, CIÊNCIA E COMUNIDADE — RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ACADÊMICOS DE FARMÁCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15388. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES