A Confessionalidade na Formação Pedagógica: A Reestruturação Curricular do Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA

Autores

  • Maria Cecilia Martínez Amaro Freitas UniEVANGELICA
  • Diego Xavier de Assis
  • Fabrícia Borges de Oliveira Silva
  • Hugo de Andrade Silvestre
  • Patrícia Sheyla Bagot de Almeida

Palavras-chave:

Reestruturação Curricular, Confessionalidade, Educação Integral, Formação Docente, Prática Pedagógica

Resumo

A reestruturação da matriz curricular do curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA visou integrar a confessionalidade à prática pedagógica, mantendo o alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). A reformulação incluiu disciplinas como Cidadania, Ética e Espiritualidade, Pedagogia e Visões de Mundo, Fundamentos Históricos da Educação, Fundamentos da Pedagogia Integral e Metodologia da Pedagogia Integral. Essas disciplinas proporcionam um olhar crítico sobre a educação, explorando a inter-relação entre valores, ética e prática docente. O estudo de João Amós Comenius foi um dos pilares da reformulação, reforçando a concepção de uma educação integral que considera o ser humano em sua totalidade. O processo de implementação envolveu desafios para docentes e discentes, exigindo adaptação e um planejamento metodológico mais interdisciplinar. No entanto, os resultados demonstram maior engajamento dos estudantes e um impacto positivo na formação dos pedagogos, fortalecendo a identidade institucional da UniEVANGÉLICA. A abordagem dialógica contribuiu para a reflexão crítica dos futuros educadores sobre o papel da confessionalidade na educação. Conclui-se que a reformulação curricular foi um avanço na formação pedagógica, consolidando um modelo que alia excelência acadêmica, valores confessionais e uma prática educativa transformadora.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 25 fev. 2025.

COMENIUS, João Amós. Didática Magna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2017.

UNIEVANGÉLICA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029. Anápolis: Universidade Evangélica de Goiás, 2024.

UNIEVANGÉLICA, Pedagogia. Projeto Pedagógico de Curso. 2025. Anápolis: Universidade Evangélica de Goiás, 2025.

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

MARTÍNEZ AMARO FREITAS, Maria Cecilia; DE ASSIS , Diego Xavier; BORGES DE OLIVEIRA SILVA, Fabrícia; DE ANDRADE SILVESTRE, Hugo; BAGOT DE ALMEIDA , Patrícia Sheyla. A Confessionalidade na Formação Pedagógica: A Reestruturação Curricular do Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12252. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES