DO DIAGNÓSTICO À PREVENÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ESTUDOS DOS FUNGOS
Palavras-chave:
Diagnóstico, Educação em Saúde, Prevenção, ExperiênciaResumo
Frequentemente conhecidos como micoses ou infecções fúngicas, fungos de interesse médico são organismos pequenos que podem infectar pessoas com uma variedade de doenças. Enquanto alguns desses fungos são infecções oportunistas que infectam pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, incluindo pacientes com HIV/AIDS ou receptores de transplantes, outros são saprófitas que vivem em materiais orgânicos em decomposição. Infecções fúngicas locais (como candidíase) e sistêmicas (como aspergilose e criptococose) podem afetar a pele, unhas, membranas mucosas, pulmões e até mesmo órgãos internos. O objetivo deste trabalho foi descrever um relato de experiência docente do projeto “Fungo sob lentes – educação, prevenção e diagnóstico”. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, descritivo, realizado na cidade de Ceres, estado de Goiás. A proposta foi pensada por docentes de vários cursos da instituição de ensino superior (IES) para a construção e desenvolvimento de panfletos com informações sobre infecções fúngicas, por alunos de vários cursos de graduação. Os panfletos foram entregues de forma direcionada para funcionários, alunos de escolas e pacientes e acompanhantes de hospitais da cidade de Ceres-GO. Em ambientes hospitalares onde infecções oportunistas são mais comuns, a detecção precoce e a prevenção são cruciais para diminuir o efeito de infecções fúngicas. A educação em saúde sobre fungos é essencial para aumentar a conscientização sobre os riscos associados às infecções fúngicas, especialmente em relação à prevenção e ao tratamento adequado.
Referências
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