RELATO DE EXPERIÊNCIA: XX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE – CAMPUS CERES

Autores

Palavras-chave:

Iniciação científica, Interdisciplinaridade, Formação jurídica, Pesquisa acadêmica

Resumo

A Jornada de Iniciação Científica e Interdisciplinaridade (JICI) é um evento acadêmico promovido semestralmente pela UniEvangélica – Campus Ceres, com o objetivo de estimular a produção científica e a integração de diferentes áreas do conhecimento no curso de Direito. A edição de 2024 teve como tema o Bicentenário da Constituição Imperial, abordando seu impacto histórico no constitucionalismo brasileiro. Com a participação de 350 alunos e 14 professores, o evento envolve atividades como criação de banners, produção de artigos científicos e workshops para a OAB. A JICI fortaleceu a iniciação científica no campus e proporcionou aos alunos um ambiente de aprendizado ativo, essencial para o aprimoramento da capacidade crítica e analítica, fundamentais para o exercício da profissão jurídica. Além das apresentações dos trabalhos, o evento conta com palestras e workshops que contribuem para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e da prática jurídica.

Referências

RODRIGUES, Deivison De Castro; OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araujo Querido. A importância da extensão cultural para as universidades: uma exigência para além da formação profissional. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 97955-97970, 2020.

VASCONCELLOS, Maura MM; BERBEL, Neusi AN; OLIVEIRA, Cláudia C. Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, p. 609-623, 2009.

ZIMIANI, Doroteu Trentini; HOEPPNER, Márcio Grama. Interdisciplinaridade no ensino do direito. Akrópolis-Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, v. 16, n. 2, 2008.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

DE ASSIS RODRIGUES DO AMARAL MUNIZ, Aline et al. RELATO DE EXPERIÊNCIA: XX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE – CAMPUS CERES. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12249. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES