Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para a Comunidade

Uma Experiência Prática no Ensino de Engenharia de Software

Autores

  • Henrique Valle de Lima
  • Wosney Ramos de Souza UniEVANGÉLICA
  • Natasha Sophie Pereira
  • Eder José Almeida da Silva
  • Fabio Pereira Botelho
  • Igor Dalarmelino Borges

Palavras-chave:

Engenharia de Software, Desenvolvimento Tecnológico, Aprendizagem Ativa, Impacto Social, Metodologias Ágeis

Resumo

A formação em Engenharia de Software requer a articulação entre teoria e prática, proporcionando aos acadêmicos a oportunidade de aplicar os conhecimentos na resolução de problemas reais. Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de soluções tecnológicas por estudantes do curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA, em parceria com organizações da comunidade. O projeto, realizado no segundo semestre de 2024, envolveu 713 alunos na criação de ferramentas inovadoras para atender demandas de instituições de saúde, assistência social e educação. Os acadêmicos foram organizados em equipes multidisciplinares e orientados a aplicar metodologias ágeis, tecnologias modernas e princípios de engenharia de software na construção de sistemas e plataformas voltadas para a otimização de processos institucionais. Os resultados demonstram o impacto positivo da experiência tanto na formação dos estudantes quanto na comunidade atendida, promovendo aprendizado prático, desenvolvimento de competências interpessoais e a inserção dos alunos em cenários reais de atuação profissional. Além disso, a avaliação dos projetos revelou alto nível de satisfação por parte dos beneficiários, destacando a relevância do uso da tecnologia para o fortalecimento das relações entre universidade e sociedade.

Referências

BARROWS, Howard S. Problem-Based Learning: The Future of Medical Education? Medical Education, v. 54, n. 1, p. 65-69, 2020.

BECK, Kent et al. Manifesto for Agile Software Development. Agile Alliance, 2021.

DUCH, Barbara J.; GROH, Susan E.; ALLEN, Deborah E. The Power of Problem-Based Learning: A Practical "How To" for Teaching Undergraduate Courses in Any Discipline. Stylus Publishing, 2021.

FORD, Neil et al. Software Engineering at Google: Lessons Learned from Programming Over Time. O'Reilly Media, 2022.

FOWLER, Martin. Refactoring: Improving the Design of Existing Code. 2. ed. Addison-Wesley, 2022.

MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Penso Editora, 2023.

PRESSMAN, Roger S.; MAXIM, Bruce R. Software Engineering: A Practitioner's Approach. 9. ed. McGraw-Hill, 2020.

RISING, Linda; JANOFF, Norman S. The Scrum Papers: Nuts, Bolts, and Origins of an Agile Framework. Addison-Wesley, 2021.

RUBIN, Kenneth S. Essential Scrum: A Practical Guide to the Most Popular Agile Process. Addison-Wesley, 2021.

SOMMERVILLE, Ian. Software Engineering. 11. ed. Pearson, 2022.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

LIMA, Henrique Valle de; RAMOS DE SOUZA, Wosney; SOPHIE PEREIRA, Natasha; JOSÉ ALMEIDA DA SILVA, Eder; PEREIRA BOTELHO, Fabio; DALARMELINO BORGES, Igor. Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para a Comunidade: Uma Experiência Prática no Ensino de Engenharia de Software. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12246. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES