Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para a Comunidade
Uma Experiência Prática no Ensino de Engenharia de Software
Palavras-chave:
Engenharia de Software, Desenvolvimento Tecnológico, Aprendizagem Ativa, Impacto Social, Metodologias ÁgeisResumo
A formação em Engenharia de Software requer a articulação entre teoria e prática, proporcionando aos acadêmicos a oportunidade de aplicar os conhecimentos na resolução de problemas reais. Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de soluções tecnológicas por estudantes do curso de Engenharia de Software da UniEVANGÉLICA, em parceria com organizações da comunidade. O projeto, realizado no segundo semestre de 2024, envolveu 713 alunos na criação de ferramentas inovadoras para atender demandas de instituições de saúde, assistência social e educação. Os acadêmicos foram organizados em equipes multidisciplinares e orientados a aplicar metodologias ágeis, tecnologias modernas e princípios de engenharia de software na construção de sistemas e plataformas voltadas para a otimização de processos institucionais. Os resultados demonstram o impacto positivo da experiência tanto na formação dos estudantes quanto na comunidade atendida, promovendo aprendizado prático, desenvolvimento de competências interpessoais e a inserção dos alunos em cenários reais de atuação profissional. Além disso, a avaliação dos projetos revelou alto nível de satisfação por parte dos beneficiários, destacando a relevância do uso da tecnologia para o fortalecimento das relações entre universidade e sociedade.
Referências
BARROWS, Howard S. Problem-Based Learning: The Future of Medical Education? Medical Education, v. 54, n. 1, p. 65-69, 2020.
BECK, Kent et al. Manifesto for Agile Software Development. Agile Alliance, 2021.
DUCH, Barbara J.; GROH, Susan E.; ALLEN, Deborah E. The Power of Problem-Based Learning: A Practical "How To" for Teaching Undergraduate Courses in Any Discipline. Stylus Publishing, 2021.
FORD, Neil et al. Software Engineering at Google: Lessons Learned from Programming Over Time. O'Reilly Media, 2022.
FOWLER, Martin. Refactoring: Improving the Design of Existing Code. 2. ed. Addison-Wesley, 2022.
MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Penso Editora, 2023.
PRESSMAN, Roger S.; MAXIM, Bruce R. Software Engineering: A Practitioner's Approach. 9. ed. McGraw-Hill, 2020.
RISING, Linda; JANOFF, Norman S. The Scrum Papers: Nuts, Bolts, and Origins of an Agile Framework. Addison-Wesley, 2021.
RUBIN, Kenneth S. Essential Scrum: A Practical Guide to the Most Popular Agile Process. Addison-Wesley, 2021.
SOMMERVILLE, Ian. Software Engineering. 11. ed. Pearson, 2022.