APLICAÇÃO DE ATLAS DE MORFOFISIOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Educação em saúde, Estratégias de ensino, Metodologias, Atlas, Morfofisiologia, Aprendizagem significativa.Resumo
Este relato de experiência aborda a elaboração e aplicação de um atlas de morfofisiologia em uma disciplina de tronco comum da área da saúde. Tal disciplina compõe as matrizes de sete cursos em uma Instituição de Ensino Superior particular localizada em Ceres-GO. O desenvolvimento do atlas foi baseado na ementa da disciplina e inclui conteúdos-chaves de citologia, histologia, bases da genética e anatomia dos sistemas nervoso, esquelético, muscular e articular. Fundamentado nas referências básicas e complementares do plano de ensino da disciplina, o material é atualizado anualmente, tendo sido projetado em estratégia de gamificação (fases 1 e 2). Na fase 1 tem-se os conceitos básicos com imagens explicativas dos conteúdos, e na fase 2, são disponibilizadas atividades de pranchas, desenhos de morfologia de células, tecidos e órgãos anatômicos, quadros, questões de complete e cruzadinha etc. Este atlas tem sido empregado desde 2021 como material de apoio em aulas práticas de laboratório e revisão de conteúdos teóricos, tendo sido apresentado em eventos científicos desta IES. Ao final do semestre os discentes são convidados a relatar a sua experiência com o atlas, tendo sido em grande parte referida uma boa experiência, embora alguns questionem os gastos com a impressão. Na percepção docente houve uma melhora importante do engajamento discente e aproveitamento dos conteúdos na disciplina. Os resultados indicam que o uso do atlas, como metodologia de ensino, aliado as práticas pedagógicas inovadoras, contribuiu para a melhoria do desempenho acadêmico e formação integral dos estudantes.
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