EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA: INTEGRANDO CONHECIMENTO E PRÁTICA PARA OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI – RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Fisioterapia, Formação Profissional, Promoção da Saúde, Ensino Integrado

Resumo

A formação do fisioterapeuta no século XXI exige uma abordagem holística, que integre conhecimentos técnicos, humanísticos e interdisciplinares. Este relato de experiência descreve uma ação de Educação em Saúde realizada na Clínica Escola de Fisioterapia (UniFISIO) da Universidade Evangélica de Goiás, com o objetivo de preparar os egressos para atuação ampla e reflexiva. Trata-se de um estudo descritivo, no qual estagiários e professores das áreas de Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Hidroterapia, Dermatofuncional, Uroginecológica, Cardiorrespiratória, Neurofuncional e Hospitalar planejaram e conduziram atividades educativas voltadas para pacientes e acompanhantes. A ação incluiu palestras, demonstrações práticas e distribuição de materiais educativos. Os resultados demonstraram alto índice de satisfação: 95,2% dos pacientes consideraram os temas excelentes, e 100% relataram que o conteúdo foi compreensível e influenciou sua percepção sobre saúde. Entre os estagiários, 80% avaliaram a experiência como excelente e todos reconheceram o impacto positivo no aprendizado e no trabalho em equipe. A discussão reforça a importância da Educação em Saúde na formação profissional, alinhada às diretrizes do SUS e ao conceito de integralidade no cuidado. Conclui-se que iniciativas como essa fortalecem a relação entre universidade e comunidade, proporcionando aprendizado significativo e preparando os futuros fisioterapeutas para atuar de forma crítica, ética e resolutiva nos desafios da atenção à saúde.

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

SILVA, Rubia Mariano da et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA: INTEGRANDO CONHECIMENTO E PRÁTICA PARA OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12243. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES