FORMAÇÃO HOLÍSTICA: PREPARANDO O EGRESSO FARMACÊUTICO PARA O SÉCULO XXI

Autores

  • Jose Elias Flosino de Sousa
  • Lucas Danilo Dias Universidade Evangelica de Goias

Palavras-chave:

Formação Farmacêutica, Educação Superior, Ensino, Pesquisa e Extensão, Diretrizes Curriculares, Mercado de Trabalho

Resumo

A formação do farmacêutico no século XXI exige uma abordagem educacional dinâmica e alinhada às transformações científicas, tecnológicas e sociais. Este artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, analisa as diretrizes educacionais e os desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior na qualificação desse profissional. Foram utilizados artigos científicos indexados em bases de dados reconhecidas, além de normativas como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia (Resolução CNE/CES nº 6/2017) e documentos da Federação Internacional Farmacêutica (FIP). Os resultados indicam que, embora o ensino farmacêutico tenha evoluído, ainda há desafios na integração entre teoria e prática, no desenvolvimento de competências interpessoais e na adaptação às novas demandas do mercado de trabalho. Além disso, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão se mostrou um elemento-chave para uma formação mais completa. Conclui-se que o aprimoramento das metodologias de ensino, o incentivo a experiências práticas e a interdisciplinaridade são fundamentais para qualificar os futuros farmacêuticos e fortalecer sua inserção profissional.

Referências

Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de outubro de 2017 – ABEMES.

TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 5, n. 2, jul./dez. (2019).

SANTOS, M.R. Os farmacêuticos em profissionalização: o caso Brasil e a experiência internacional. In: MACHADO, M.H., org. Profissões de saúde: uma abordagem sociológica [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995, pp. 163-182. ISBN: 978-85-7541-607-5.

MATTOS, RA. Integralidade, trabalho, saúde e formação profissional: algumas reflexões críticas feitas com base na defesa de alguns valores. In: MATTA, GC., and LIMA, JCF. orgs. Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008, pp. 313-352. ISBN: 978-85-7541-505-4.

REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE. A sinergia entre ensino, pesquisa e extensão na qualificação dos egressos do curso de Farmácia. Rev. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 15-21, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/249/252. Acesso em: [26 jun 2025].

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

FLOSINO DE SOUSA, Jose Elias; DIAS, Lucas Danilo. FORMAÇÃO HOLÍSTICA: PREPARANDO O EGRESSO FARMACÊUTICO PARA O SÉCULO XXI. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12236. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES