GESTÃO ESTRATÉGICA DE INVENTÁRIO: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EFICIENTE E SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Gestão de Inventário, Análise ABC, Ensino Superior, Sustentabilidade, Eficiência OperacionalResumo
A gestão eficiente do inventário é fundamental para o funcionamento das instituições de ensino superior. Este estudo analisou a aplicação da Análise ABC no almoxarifado da Universidade Evangélica de Goiás – Campus Ceres, com o objetivo de otimizar a gestão dos insumos utilizados nos cursos da área da saúde. A pesquisa utilizou uma abordagem exploratória sequencial de métodos mistos, analisando o estoque antes e depois da implementação da Análise ABC. Essa metodologia classifica os itens do inventário em três categorias: A (itens de alto valor e baixo volume), B (valor intermediário) e C (baixo valor, mas alta quantidade). Os resultados indicaram uma significativa reorganização do estoque. Antes da Análise ABC, a categoria A representava 17% dos itens armazenados, reduzindo-se para 5% após a implementação. Já a categoria C passou de 77,17% para 93,5%, evidenciando um controle mais preciso dos itens estratégicos. Essa redistribuição possibilitou um melhor monitoramento dos insumos críticos, a redução de desperdícios e a otimização dos recursos institucionais.
A análise demonstrou que a metodologia adotada melhorou a eficiência na alocação de materiais essenciais para ensino, pesquisa e extensão, garantindo maior disponibilidade de insumos e redução de custos. No entanto, desafios como a necessidade de capacitação da equipe e adaptação ao novo sistema foram identificados. Conclui-se que a Análise ABC é uma ferramenta eficaz para aprimorar a gestão do inventário universitário, permitindo um controle mais estratégico dos insumos. Recomenda-se a ampliação da pesquisa e a implementação de tecnologias para automatizar o gerenciamento do estoque, potencializando os benefícios da metodologia.