FORMAÇÃO HOLÍSTICA NO ENSINO DE ENGENHARIA: A PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM MODELOS EXPERIMENTAIS

Autores

  • Igor Cezar Silva Braga
  • Agnaldo Antônio Moreira Teodoro da Silva
  • Ana Lúcia Carrijo Adorno
  • Cláudia Gomes de Oliveira Santos
  • Eduardo Dourado Argolo
  • Eduardo Martins Toledo
  • Joaquim Orlando Parada

Resumo

Este estudo propôs a aplicação de metodologias ativas no ensino superior, visando integrar teoria e prática na formação de estudantes de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. A atividade, desenvolvida no curso "Aprendendo a Resolver Problemas", envolveu a construção e experimentação de dois modelos: o labirinto circular hidráulico e a estrutura de tensegridade. O objetivo foi promover o aprendizado ativo, estimulando a participação dos alunos na resolução de desafios reais e no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, alinhadas à formação holística necessária ao profissional do século XXI. Os alunos participaram de uma introdução teórica, seguida da construção dos modelos, utilizando materiais como PVC, metalon e correntes. Durante os experimentos, os estudantes ajustaram variáveis como o fluxo de água no labirinto e a distribuição de forças na estrutura de tensegridade. Os resultados indicaram que a abordagem ativa aumentou o engajamento dos alunos e a compreensão dos conteúdos, promovendo habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. A atividade foi apresentada na Semana de Engenharia Civil e Mecânica, proporcionando um espaço de troca de ideias. Conclui-se que metodologias ativas são eficazes para o ensino de engenharia, preparando os alunos para os desafios profissionais e fortalecendo a integração entre teoria e prática. É importante explorar novas abordagens pedagógicas e promover o desenvolvimento contínuo dos professores, garantindo a adaptação e o aprimoramento das metodologias no contexto educacional atual.

Referências

• ARAÚJO, W. P.; RAMOS, L. P. S. "Metodologias Ativas no Ensino de Ciências: Desafios e Possibilidades na Prática Docente". Research, Society and Development, v. 12, n. 1, e1412139150, 2023.

• SUTILI, F. K.; RAINERI, I. A. D. "Metodologias ativas na formação do engenheiro do século XXI". Olhar de Professor, v. 25, 2022.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

SILVA BRAGA, Igor Cezar; ANTÔNIO MOREIRA TEODORO DA SILVA, Agnaldo; CARRIJO ADORNO, Ana Lúcia; GOMES DE OLIVEIRA SANTOS, Cláudia; DOURADO ARGOLO, Eduardo; MARTINS TOLEDO, Eduardo; ORLANDO PARADA, Joaquim. FORMAÇÃO HOLÍSTICA NO ENSINO DE ENGENHARIA: A PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM MODELOS EXPERIMENTAIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12233. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES