Formação Holística: Preparando Egressos para o Século XXI
Formação Holística: Preparando Egressos para o Século XXI
Palavras-chave:
Educação Holística. Desenvolvimento Integral. Gestão TributáriaResumo
No âmbito das disciplinas de Análise das Demonstrações Contábeis e Educação Tributária, foram desenvolvidos projetos de extensão que visam fortalecer a educação financeira e contábil na comunidade local. O primeiro projeto concentrou-se em explicar, de maneira acessível, o funcionamento das sociedades empresariais—com ênfase na sociedade anônima—e demonstrar os diferentes tipos societários, como a limitada, a sociedade em nome coletivo, a comandita simples e a comandita por ações. A ação buscou capacitar empresários, gestores e estudantes, esclarecendo como as estruturas societárias influenciam a governança e a transparência nas informações financeiras. O evento foi realizado em espaço comunitário, contando com a participação de empresários, estudantes e demais interessados. As atividades incluíram uma exposição interativa com exemplos práticos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas e a distribuição de material didático para consulta futura. Essa abordagem proporcionou aos alunos a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe, e empoderou os empresários para adotar práticas contábeis mais eficientes. Paralelamente, outro projeto de extensão, implementado pelos alunos dos 5º e 6º períodos de Ciências Contábeis, abordou a educação tributária para pequenas empresas de serviços. Esse projeto teve como objetivo capacitar microempreendedores e gestores a compreenderem a legislação fiscal, reduzir riscos e custos, e melhorar a regularidade fiscal de seus negócios, contribuindo para o fortalecimento do ambiente de negócios local. Ambas as iniciativas demonstram a importância de integrar a abordagem holística na formação acadêmica—que vai além do ensino técnico, promovendo o desenvolvimento integral dos indivíduos—e evidenciam como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade por meio da democratização do saber e do fortalecimento dos laços entre teoria e prática.
Referências
MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
SANTOS, Mari Avelino Souza dos; NEVES, Rogério. A educação holística e a integralidade do indivíduo no processo formativo escolar: um olhar de educadores participantes do Programa Fulbright Distinguished Awards in Teaching – DAI. Momento – Diálogos em Educação, v. 33, n. 3, p. 1-20, 2024. Disponível em:
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/16353?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: 26 de Fev. De 2025.