Formação Holística: Preparando Egressos para o Século XXI

Formação Holística: Preparando Egressos para o Século XXI

Autores

  • Ieso Costa Marques
  • Anderson Carlos da Silva UNIEVANGELICA
  • Carlos Renato Ferreira UNIEVANGELICA
  • Daniel Ferreira Hassel Mendes UNIEVANGELICA
  • José Fernando Muniz Barbosa UNIEVANGELICA
  • Maysa de Fátima Moreira Rodrigues UNIEVANGELICA
  • Marcio Dourado Rocha UNIEVANGELICA
  • Regiane Janaina Silva de Menezes UNIEVANGELICA

Palavras-chave:

Educação Holística. Desenvolvimento Integral. Gestão Tributária

Resumo

No âmbito das disciplinas de Análise das Demonstrações Contábeis e Educação Tributária, foram desenvolvidos projetos de extensão que visam fortalecer a educação financeira e contábil na comunidade local. O primeiro projeto concentrou-se em explicar, de maneira acessível, o funcionamento das sociedades empresariais—com ênfase na sociedade anônima—e demonstrar os diferentes tipos societários, como a limitada, a sociedade em nome coletivo, a comandita simples e a comandita por ações. A ação buscou capacitar empresários, gestores e estudantes, esclarecendo como as estruturas societárias influenciam a governança e a transparência nas informações financeiras. O evento foi realizado em espaço comunitário, contando com a participação de empresários, estudantes e demais interessados. As atividades incluíram uma exposição interativa com exemplos práticos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas e a distribuição de material didático para consulta futura. Essa abordagem proporcionou aos alunos a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe, e empoderou os empresários para adotar práticas contábeis mais eficientes. Paralelamente, outro projeto de extensão, implementado pelos alunos dos 5º e 6º períodos de Ciências Contábeis, abordou a educação tributária para pequenas empresas de serviços. Esse projeto teve como objetivo capacitar microempreendedores e gestores a compreenderem a legislação fiscal, reduzir riscos e custos, e melhorar a regularidade fiscal de seus negócios, contribuindo para o fortalecimento do ambiente de negócios local. Ambas as iniciativas demonstram a importância de integrar a abordagem holística na formação acadêmica—que vai além do ensino técnico, promovendo o desenvolvimento integral dos indivíduos—e evidenciam como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade por meio da democratização do saber e do fortalecimento dos laços entre teoria e prática.

Referências

MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

SANTOS, Mari Avelino Souza dos; NEVES, Rogério. A educação holística e a integralidade do indivíduo no processo formativo escolar: um olhar de educadores participantes do Programa Fulbright Distinguished Awards in Teaching – DAI. Momento – Diálogos em Educação, v. 33, n. 3, p. 1-20, 2024. Disponível em:

https://periodicos.furg.br/momento/article/view/16353?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: 26 de Fev. De 2025.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

MARQUES, Ieso Costa; DA SILVA, Anderson Carlos; FERREIRA, Carlos Renato; HASSEL MENDES, Daniel Ferreira; MUNIZ BARBOSA, José Fernando; MOREIRA RODRIGUES, Maysa de Fátima; ROCHA, Marcio Dourado; SILVA DE MENEZES, Regiane Janaina. Formação Holística: Preparando Egressos para o Século XXI: Formação Holística: Preparando Egressos para o Século XXI. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12230. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES