EDUCAÇÃO HOLÍSTICA E INTERDISCIPLINAR NA PSICOLOGIA: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DO EGRESSO

Autores

  • Ana Luísa Lopes Cabral UniEVANGÉLICA
  • Adrielle Beze Peixoto
  • André Álvares Usevicius
  • Artur Vandré Pitanga
  • Heren Nepomuceno Costa Paixão
  • Jéssica Batista Araújo
  • Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria
  • Pedro Igor Pereira Costa
  • Regina Célia Alves da Cunha
  • Tatiana Valéria Emidio Moreira

Palavras-chave:

Formação do psicólogo, Ensino holístico, Interdisciplinaridade, Metodologias ativas, Prática Profissional

Resumo

A formação do psicólogo exige uma abordagem que vá além do conhecimento técnico, integrando prática, interdisciplinaridade e reflexão crítica. Este relato de experiência apresenta estratégias pedagógicas adotadas no curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA, visando à construção de um ensino holístico alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2023). Foram analisados três eixos principais: a integração entre teoria e prática, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica. As experiências relatadas, fundamentadas em referenciais teóricos e em depoimentos de docentes, evidenciam os impactos positivos dessa abordagem na formação dos estudantes. Iniciativas como estágios interprofissionais, projetos de extensão e metodologias ativas demonstraram ser eficazes na ampliação das competências acadêmicas e profissionais dos alunos. Os resultados sugerem que a adoção de práticas pedagógicas integrativas favorece a construção de um perfil profissional mais adaptado às demandas contemporâneas da Psicologia, promovendo uma formação ética, crítica e socialmente comprometida.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Zahar, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Paz e Terra, 1996.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Objetiva, 2006.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus, 2013.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez, 2001.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Artmed, 1999.

SCHUNK, D. H. Learning theories: An educational perspective. Pearson, 2012.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

LOPES CABRAL, Ana Luísa et al. EDUCAÇÃO HOLÍSTICA E INTERDISCIPLINAR NA PSICOLOGIA: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DO EGRESSO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12222. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES