EDUCAÇÃO HOLÍSTICA E INTERDISCIPLINAR NA PSICOLOGIA: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DO EGRESSO
Palavras-chave:
Formação do psicólogo, Ensino holístico, Interdisciplinaridade, Metodologias ativas, Prática ProfissionalResumo
A formação do psicólogo exige uma abordagem que vá além do conhecimento técnico, integrando prática, interdisciplinaridade e reflexão crítica. Este relato de experiência apresenta estratégias pedagógicas adotadas no curso de Psicologia da UniEVANGÉLICA, visando à construção de um ensino holístico alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2023). Foram analisados três eixos principais: a integração entre teoria e prática, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica. As experiências relatadas, fundamentadas em referenciais teóricos e em depoimentos de docentes, evidenciam os impactos positivos dessa abordagem na formação dos estudantes. Iniciativas como estágios interprofissionais, projetos de extensão e metodologias ativas demonstraram ser eficazes na ampliação das competências acadêmicas e profissionais dos alunos. Os resultados sugerem que a adoção de práticas pedagógicas integrativas favorece a construção de um perfil profissional mais adaptado às demandas contemporâneas da Psicologia, promovendo uma formação ética, crítica e socialmente comprometida.
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