A FORMAÇÃO HOLÍSTICA NO ENSINO DE PSICOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Formação holística, Ensino da Psicologia, Metodologias ativas, Reflexão crítica, Ética profissionalResumo
A formação holística no ensino da Psicologia é uma estratégia essencial para preparar profissionais aptos a enfrentar desafios contemporâneos. Com a crescente demanda por serviços psicológicos, agravada pela pandemia da COVID-19, torna-se necessário um ensino que vá além da transmissão de conhecimento técnico, integrando aspectos emocionais, sociais e éticos. A interdisciplinaridade, a escuta ativa e a reflexão crítica são fundamentais para formar psicólogos capacitados a lidar com emergências psicológicas e transformações socioculturais. A adoção de metodologias ativas, a inserção precoce em práticas profissionais e o incentivo à pesquisa são estratégias que favorecem uma formação mais completa e conectada à realidade social. Assim, a formação holística não apenas aprimora a qualificação dos estudantes, mas também fortalece seu compromisso ético e sua capacidade de atuar como agentes de transformação social.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. *Modernidade líquida*. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. *The Lancet*, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020.
DAMÁSIO, António. *A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura*. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
DUPAS, Gilberto. Conhecimento e progresso como verdade. In: _____. *O mito do progresso*. São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 91-129.
FREIRE, Paulo. *Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa*. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Saberes, v. 36).
GOLEMAN, Daniel. *A inteligência emocional*. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
MORAN, José Manuel. *Novas tecnologias e mediação pedagógica*. Campinas: Papirus Editora, 2013.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. *Sustinere - Revista de Saúde e Educação*, v. 4, n. 1, p. 161-162, 2016.
PFEFFERBAUM, Betty; NORTH, Carol S. Mental health and the Covid-19 pandemic. *New England Journal of Medicine*, v. 383, n. 6, p. 510-512, 2020.
SCHUNK, Dale H. *Learning theories: an educational perspective*. 6. ed. Boston: Pearson, 2012.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. *WHO guidelines on mental health at work*. Geneva: World Health Organization, 2022.