A FORMAÇÃO HOLÍSTICA NO ENSINO DE PSICOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Ana Luísa Lopes Cabral UniEVANGÉLICA
  • Adrielle Beze Peixoto
  • Alice Viana Guimarães
  • Heren Nepomuceno Costa Paixão
  • Isadora Guimarães de Castro
  • Jéssica Batista Araújo
  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Juliana Oliveira Hassel Mendes
  • Regina Célia Alves da Cunha
  • Renata Silva Rosa Tomaz

Palavras-chave:

Formação holística, Ensino da Psicologia, Metodologias ativas, Reflexão crítica, Ética profissional

Resumo

A formação holística no ensino da Psicologia é uma estratégia essencial para preparar profissionais aptos a enfrentar desafios contemporâneos. Com a crescente demanda por serviços psicológicos, agravada pela pandemia da COVID-19, torna-se necessário um ensino que vá além da transmissão de conhecimento técnico, integrando aspectos emocionais, sociais e éticos. A interdisciplinaridade, a escuta ativa e a reflexão crítica são fundamentais para formar psicólogos capacitados a lidar com emergências psicológicas e transformações socioculturais. A adoção de metodologias ativas, a inserção precoce em práticas profissionais e o incentivo à pesquisa são estratégias que favorecem uma formação mais completa e conectada à realidade social. Assim, a formação holística não apenas aprimora a qualificação dos estudantes, mas também fortalece seu compromisso ético e sua capacidade de atuar como agentes de transformação social.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. *Modernidade líquida*. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. *The Lancet*, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020.

DAMÁSIO, António. *A estranha ordem das coisas: as origens biológicas dos sentimentos e da cultura*. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DUPAS, Gilberto. Conhecimento e progresso como verdade. In: _____. *O mito do progresso*. São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 91-129.

FREIRE, Paulo. *Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa*. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Saberes, v. 36).

GOLEMAN, Daniel. *A inteligência emocional*. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

MORAN, José Manuel. *Novas tecnologias e mediação pedagógica*. Campinas: Papirus Editora, 2013.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. *Sustinere - Revista de Saúde e Educação*, v. 4, n. 1, p. 161-162, 2016.

PFEFFERBAUM, Betty; NORTH, Carol S. Mental health and the Covid-19 pandemic. *New England Journal of Medicine*, v. 383, n. 6, p. 510-512, 2020.

SCHUNK, Dale H. *Learning theories: an educational perspective*. 6. ed. Boston: Pearson, 2012.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. *WHO guidelines on mental health at work*. Geneva: World Health Organization, 2022.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

LOPES CABRAL, Ana Luísa et al. A FORMAÇÃO HOLÍSTICA NO ENSINO DE PSICOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12221. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES