Formação Holística no Curso de Farmácia da UniEvangélica: 20 anos de impacto acadêmico e social por meio da extensão universitária
Palavras-chave:
Formação acadêmica, Extensão universitária, Farmácia comunitária, Promoção da saúdeResumo
O presente artigo aborda a formação holística dos acadêmicos do curso de Farmácia da UniEvangélica, que celebrará 20 anos em 2025, com ênfase na extensão universitária como ferramenta de aprendizado prático e interação comunitária. Em 2024, foram realizadas diversas atividades em farmácias comunitárias de Anápolis-GO, visando à promoção da saúde e ao desenvolvimento tanto técnico quanto humanístico dos discentes. Os resultados demonstram um impacto positivo na formação acadêmica dos estudantes, bem como na melhoria do acesso à saúde pela população.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnab.pdf. Acesso em: 28 fev. 2025.
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA (CFF). Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 200 p.
FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Extensão Universitária: fundamentos e diretrizes. Brasília: FORPROEX, 2012. Disponível em: https://forproex.org.br. Acesso em: 28 fev. 2025.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HARDEN, R. M. Approaches to the teaching of medicine. Medical Teacher, v. 22, n. 5, p. 402-408, 2000.
MORAES, S. L. D. et al. Impacto de uma experiência extensionista na formação universitária. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, Pernambuco, v. 16, n. 1, p. 35-40, 2016.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 7. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PEREIRA, E. P. et al. Ações extensionistas da área de saúde de uma universidade pública brasileira. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 5, n. 1, p. 36-53, 2021.
WHO – World Health Organization. Transforming and scaling up health professionals’ education and training: WHO Education Guidelines 2013. Geneva: WHO, 2013. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/transforming-and-scaling-up-health-professionals%E2%80%99-education-and-training. Acesso em: 28 fev. 2025.