DANÇA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM A METODOLOGIA DE QUEBRA-CABEÇA

Autores

  • Pedro Henrique de Almeida Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Wanderson Sales de Sousa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • João Paulo Langsdorff Serafim Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Fernando Pires Viana Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Francisco Ronaldo Caliman Filho Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Educação física, Metodologia ativa, Dança, Acadêmicos

Resumo

A metodologia do quebra-cabeça é fundamental para o desenvolvimento de conteúdos nas aulas de educação
física, pois facilita a construção de uma formação holística. Neste sentido, o relato teve como objetivo
oferecer aos acadêmicos uma experiência que os desafiasse a refletir criticamente sobre a dança, reconhecer
sua relevância na formação integral do ser humano e desenvolver competências como comunicação e
colaboração. Durante a aulas, os acadêmicos foram divididos em grupos temáticos (corpo, cultura e
comunicação) e, posteriormente, em grupos mistos para integrar os temas em uma discussão unificada. Além
disso, a fim de proporcionar uma experiência completa e integrada, a teoria foi complementada por uma aula
prática de dança, permitindo aos alunos explorar os conteúdos de forma vivencial e dinâmica. A experiência
foi envolvente e participativa, com os alunos ampliando sua percepção sobre a dança e desenvolvendo
habilidades como pensamento crítico e trabalho colaborativo. A metodologia do quebra-cabeça demonstrou
ser eficaz para promover um aprendizado crítico e reflexivo, conectando teoria e prática de maneira
significativa. Recomenda-se enriquecer futuras aplicações com recursos multimídia, explorando a dança em
contextos contemporâneos.

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA, Pedro; SALES DE SOUSA, Wanderson; PAULO LANGSDORFF SERAFIM, João; PIRES VIANA, Fernando; RONALDO CALIMAN FILHO, Francisco. DANÇA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM A METODOLOGIA DE QUEBRA-CABEÇA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12219. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES