DANÇA E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM A METODOLOGIA DE QUEBRA-CABEÇA
Palavras-chave:
Educação física, Metodologia ativa, Dança, AcadêmicosResumo
A metodologia do quebra-cabeça é fundamental para o desenvolvimento de conteúdos nas aulas de educação
física, pois facilita a construção de uma formação holística. Neste sentido, o relato teve como objetivo
oferecer aos acadêmicos uma experiência que os desafiasse a refletir criticamente sobre a dança, reconhecer
sua relevância na formação integral do ser humano e desenvolver competências como comunicação e
colaboração. Durante a aulas, os acadêmicos foram divididos em grupos temáticos (corpo, cultura e
comunicação) e, posteriormente, em grupos mistos para integrar os temas em uma discussão unificada. Além
disso, a fim de proporcionar uma experiência completa e integrada, a teoria foi complementada por uma aula
prática de dança, permitindo aos alunos explorar os conteúdos de forma vivencial e dinâmica. A experiência
foi envolvente e participativa, com os alunos ampliando sua percepção sobre a dança e desenvolvendo
habilidades como pensamento crítico e trabalho colaborativo. A metodologia do quebra-cabeça demonstrou
ser eficaz para promover um aprendizado crítico e reflexivo, conectando teoria e prática de maneira
significativa. Recomenda-se enriquecer futuras aplicações com recursos multimídia, explorando a dança em
contextos contemporâneos.
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