FORMAÇÃO HOLÍSTICA NA MEDICINA VETERINÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA PREPARAÇÃO DE EGRESSOS PARA O SÉCULO XXI
Palavras-chave:
Perfil do egresso, Ensino superior, Educação integral, Formação acadêmicaResumo
A formação holística promove habilidades como criatividade, pensamento crítico e colaboração. Essa abordagem não apenas prepara os estudantes para o mercado de trabalho, mas também os capacita para uma atuação profissional pautada na ética e no compromisso com a coletividade, valores essenciais no modelo educacional da UniEVANGÉLICA. Atualmente os animais de estimação adquiriram grande importância no cenário familiar necessitando, desse modo, de cuidados mais específicos em relação a sua saúde, dessa forma, os tutores buscam proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus animais, procurando por serviços médicos veterinários. A Extensão Universitária é uma forma do acadêmico produzir e reproduzir o conhecimento, transmitindo-o à sociedade como resposta necessária para operacionalizar demandas, o que contribui de maneira significativa para o aprendizado do aluno, nos aspectos pessoal e profissional. O projeto de extensão Amigos dos Animais teve como objetivo oferecer atendimento clínico e cirúrgico para cães, gatos e pets não convencionais para comunidade de Anápolis-Go integrando conhecimento de diversas disciplinas teóricas por meio da prática e discussão de casos clínicos. Essa abordagem fortaleceu a dimensão técnica da Medicina Veterinária, mas também desenvolveu um olhar holístico no estudante de Medicina Veterinária.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Superior. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA (CFMV). Diretrizes para a formação do médico-veterinário no Brasil. Brasília: CFMV, 2023. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br.
FAO; OIE; WHO. The Tripartite Concept of One Health. Rome: FAO, 2019. Disponível em: https://www.fao.org/one-health.
MAIA, K. S.; ARAÚJO, M. F. S. Contribuições da abordagem holística para a educação. Revista de Educação, v. 2, n. 1, p. 45-56, 2015. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/39399/2405255/MAIA%3B%2BARAUJO%2B-%2B2015.2.pdf/65c5a78f-d9be-4511-9f8d-be3e4b5fb50c.
ONE HEALTH COMMISSION. What is One Health? 2023. Disponível em: https://www.onehealthcommission.org.
UNIEVANGÉLICA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029. Anápolis: UniEVANGÉLICA, 2024a.
UNIEVANGÉLICA. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Anápolis: UniEVANGÉLICA, 2024b.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). One Health. Geneva: WHO, 2023. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/one-health.
YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Revista Educação Holística, v. 1, n. 1, p. 10-20, 2007. Disponível em: https://fmaria.wordpress.com/2007/06/29/educacao-integral-uma-educacao-holistica-para-o-seculo-xxi/.