PERCEPÇÃO DAS POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PERCEPTION OF POTENTIALS AND CHALLENGES IN ORGANIZING SCIENTIFIC EVENTS IN THE HEALTH AREA: A REPORT OF EXPERIENCES
Palavras-chave:
Comunicação docente-discente, Eventos científicos, Educação na saúde, Organização acadêmica, Relato de experiênciaResumo
A realização de projetos de extensão voltados para eventos científicos durante a formação acadêmica de discentes da área da saúde se faz de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, e contribui com a busca ativa do conhecimento em suas áreas de atuação e networking. O objetivo deste trabalho foi apontar as potencialidades e desafios na comunicação docente-discente durante a organização de dois eventos científicos dos cursos de Biomedicina e Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética de uma instituição de ensino superior particular em Ceres-GO que acontecem anualmente. Foi empregado o relato de experiência para apontar fatores envolvidos na elaboração, desenvolvimento e resultados. A comissão organizadora discente tem contribuído de forma satisfatória no aprimoramento e execução das demandas, como: escolha do tema, distribuição das atividades, engajamento com as atléticas e ligas acadêmicas, divulgação dos cursos etc. A falta de edital para selecionar os discentes, a sobrecarga de demandas e o pouco tempo para a elaboração, desenvolvimento e execução dos projetos foram apontados como os principais desafios a serem superados. Também foi informado um melhor aproveitamento acadêmico em relação às aulas teóricas, práticas e interesse por outros tipos de projetos de ensino, pesquisa e extensão após a participação discente na comissão organizadora. Por fim, a compreensão dos desafios e estratégias de promoção dos projetos de extensão voltados para eventos científicos podem otimizar a organização acadêmica, repercutindo diretamente no sentimento de pertencimento ao curso e de maior valorização das programações, uma vez que os discentes relataram maior acolhimento no curso.
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