SEMANA INTEGRATIVA: uma oportunidade de articulação entre saberes e práticas no Curso de Medicina.
Palavras-chave:
Graduação em Medicina, Educação em Saúde, Impacto Social, Curricularização da ExtensãoResumo
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, a formação deve estar alicerçada nos pilares: ensino, pesquisa e extensão. E a articulação dos conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, devem perpassar pelas áreas: atenção à saúde, a gestão em saúde; e a educação em saúde. Nesta última estão amparadas as ações extensionistas, que promovem a reflexão sobre responsabilidade social por meio de atividades práticas, considerando as mudanças sociais e seu impacto no cuidado em saúde. Este relato de experiência descreve o processo gradual de incorporação da Semana Integrativa Comunitária, como prática da extensão curricular, integrando teoria e prática, com foco na articulação entre a universidade e a sociedade, numa perspectiva interdisciplinar. As ações foram desenvolvidas no segundo semestre de 2024, por docentes e discentes do 1º ao 6º período do Curso, em diferentes equipamentos sociais do município de Anápolis-Go, permitindo a avaliação dos resultados alcançados. As turmas do 1º, 2º e 5º período desenvolveram as atividades entre os dias 18 a 22 de novembro, em três escolas públicas municipais de ensino fundamental. Entre os dias 25 a 29 de novembro, os alunos do 3º e 6º período também atuaram em escolas públicas, ao passo que a turma do 4º período atuou em unidades e equipamentos sociais dedicados aos idosos. Ao todo foram atendidos cerca de quatro mil alunos, com idade entre 6 e 15 anos, nas escolas, e 373 idosos. A experiencia mostrou que a associação entre ensino, pesquisa e extensão produz bons resultados.
Referências
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