A Formação Holística na Extensão Farmacêutica Integrando Conhecimento, Prática e Responsabilidade Social
Palavras-chave:
Extensão universitária, Formação acadêmica, Educação em saúde, . Responsabilidade social, Ensino holísticoResumo
A formação acadêmica na área da saúde exige uma abordagem holística que integre teoria e prática, capacitando os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho. Nesse contexto, a extensão universitária possibilita a aplicação do conhecimento teórico em cenários reais, promovendo competências técnicas e socioemocionais essenciais. O presente relato descreve a experiência do projeto "Extensão Farmacêutica: Prevenção Comunitária de Parasitoses e Ação Social para Promoção da Saúde Pessoal", realizado pelos acadêmicos do curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA. O projeto envolveu atividades educativas e interativas com idosos, enfatizando a importância da higiene e da prevenção de parasitoses. A iniciativa impactou diretamente 80 idosos e proporcionou aos estudantes o desenvolvimento de habilidades como empatia, comunicação e responsabilidade social. A experiência demonstrou que a integração entre ensino e extensão fortalece a formação acadêmica, tornando os alunos protagonistas de seu aprendizado. A abordagem holística proporcionada por atividades extensionistas contribui significativamente para a educação e a promoção da saúde comunitária.
Referências
ALVES, M. DE G.; ANDRADE, L. G. DE. ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CUIDADO AO PACIENTE IDOSO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 5, p. 1–11, 2024.
CHUNG, M. C. H. L. et al. Desafios do Brincar com Idosos: Narrativas de Estudantes de Medicina do Programa Amigos do Sorriso. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 4, 2020.
COSTA-OLIVEIRA, C. et al. Metodologia Ativa De Aprendizagem Aplicada a Curso De Farmácia: Instrumentos Para O Ensino Com Ênfase Em Farmacotécnica E Tecnologia Farmacêutica. Infarma - Ciências Farmacêuticas, v. 34, n. 3, p. 230–239, 2022.
FIP. Transformar a formação e educação em farmácia e ciências farmacêuticas. Federação Internacional Farmacêutica. 2017
GADOTTI, M. Extensão Universitária: Para quê? Instituto Paulo Freire, p. 1–18, 2017.
GODOI, Y. G. S.; FRANÇA, A. G. DE. Extensão Curricularizada De Práticas Integrativas E Complementares: Relato De Experiência Dos Estudantes De Uma Instituição De Saúde De Referência De Pernambuco. [s.l.] Faculdade Pernambucana de Saúde, 2024.
IMPERATORE, S. L. B.; PEDDE, V.; IMPERATORE, J. L. R. Curricularizar A Extensão Ou Extensionalizar O Currículo? Aportes Teóricos E Práticas De Integração Curricular Da Extensão Ante A Estratégia 12.7 Do Pne. Xv Colóquio Internacional De Gestão Universitária – Cigu, v. 1, n. 1, p. 1–16, 2015.
IZABELA, A. et al. Habilidades de comunicação como instrumento para a resolução de problemas em um serviço de farmácia hospitalar Communication skills as a tool for problem solving in a hospital pharmacy servisse Las habilidades comunicativas como herramienta para la resolu. Revista Eletronica Acervo Ciencifico, v. 45, n. 1, p. 1–8, 2023.
NASCIMENTO, J. R. et al. Uma proposta de um sistema para o ensino de habilidades de comunicação e conhecimentos farmacoterapêuticos. dcomp, v. 1, n. 11, p. 1576–1579, 2015.
POSSAMAI, F. P.; DACOREGGIO, M. DOS S. A habilidade de comunicação com o paciente no processo de atenção farmacêutica. Trabalho, Educação e Saúde, v. 5, n. 3, p. 473–490, 2007.
SALGADO, M. U.; GOI, C.; RESUMO, B. Extensão como componente curricular : oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências e Cognição, v. 13, n. 2, p. 201–209, 2008.
SILVA, D. T. DA; FARIA, L. M. DE;; ROCHA, C. E. DA. Atenção farmacêutica, uso racional de medicamentos e intervenções farmacêuticas: uma revisão de literatura. Revista Saúde Multidisciplinar, v. 1, n. 1, p. 1–10, 2019.
SIQUEIRA, B. M. et al. curricularização da extensão : desafios e potencialidades. anais do 45O seminário de atualização de práticas docentes curricularização, V. 45, N. 1, P. 44–49, 2018.