RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INTERAÇÃO MULTIPLATAFORMA NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS. CAMPI ANÁPOLIS.
Resumo
Este artigo propõe refletir sobre o papel do professor do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Evangélica sua interação com os sistemas multiplataforma, destacando a necessidade de equilibrar inovação tecnológica e consciência humanística no ensino jurídico. Apesar da crescente influência de algoritmos e ferramentas digitais, defende-se que a missão do professor transcende a mera transmissão de conteúdo, exigindo proximidade com os alunos e sensibilidade às suas demandas individuais. No ano de 2024 se acelerou a adoção de recursos tecnológicos, como plataformas digitais e sistemas multiplataforma, que hoje integram o cotidiano acadêmico. No entanto, é essencial reconhecer que tais ferramentas são complementares, não substitutas da inteligência humana, especialmente em áreas como o Direito, onde a percepção de justiça é intrinsecamente subjetiva. O texto também explora a experiência Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Evangélica de Goiás, que utiliza sistemas como PROJUDI, PJE e SEEU, aliados a ferramentas de comunicação e à IA generativa (como ChatGPT e DeepSeek), evidenciando benefícios práticos sem abrir mão da dimensão ética e social da educação
Referências
FERACINE, Luiz. Professor Como Agente De Mudança Social. Epu - Nacionais; 1ª edição. 1990.
HARARI, Yuval Noah. Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial. Ed. Companhia das Letras. 2025.
HARARI. Yuval Noah. Sapiens – Uma Breve História da Humanidade. 29ª Edição. Editora Harper. 2015
INOVAÇÃO, Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação. O futuro das profissões jurídicas: você está preparado? – Sumário Executivo da Pesquisa Qualitativa “Tecnologia, Profissões e Ensino Jurídico. São Paulo: FGV Direito SP, 2018. Acesso em: 10 jan. 2025.