CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA

Autores

  • Eumar Evangelista de Menezes Júnior Universidade Evangélica de Goiás
  • Antônio Alves de Carvalho Universidade Evangélica de Goiás
  • Adriano Gouveia Lima Universidade Evangélica de Goiás
  • Aurea Marchetti Bandeira Universidade Evangélica de Goiás
  • Camila Rodrigues de Souza Brito Universidade Evangélica de Goiás
  • Chrystiano Silva Martins Universidade Evangélica de Goiás
  • Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro Universidade Evangélica de Goiás
  • Herbert Emílio Araújo Lopes Universidade Evangélica de Goiás
  • Rubem Alexandre Maia Fontes Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

Educação jurídica, Ensino, Aprendizagem, Inteligência artificial

Resumo

A reflexão sobre a educação superior brasileira é objeto de preocupação dos educadores de um modo geral. O exercício de reflexão sobre a relação dialógica entre ensino, aprendizagem, pesquisa e extensão ocupa na atualidade lugar de destaque. Pensar sobre a educação nos remete a processos, as ferramentas e a legislação pertinente sobre o tema. O desafio proposto aqui foi refletir sobre o Direito e sua interface interdisciplinar sob o prisma das metodologias ativas e das tecnologias de informação e comunicação, em especial a contribuição dada à área jurídica pela inteligência artificial. O estudo apresenta um alcance epistemológico da inteligência artificial como ferramenta didático-pedagógica ao curso de Direito da UniEVANGÉLICA.

Biografia do Autor

Eumar Evangelista de Menezes Júnior, Universidade Evangélica de Goiás

Doutor. Professor do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Antônio Alves de Carvalho, Universidade Evangélica de Goiás

Mestre. Professor do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Adriano Gouveia Lima, Universidade Evangélica de Goiás

Mestre. Professor do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Aurea Marchetti Bandeira, Universidade Evangélica de Goiás

Mestra. Professora do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Camila Rodrigues de Souza Brito , Universidade Evangélica de Goiás

Mestra. Professora do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Chrystiano Silva Martins, Universidade Evangélica de Goiás

Especialista. Professor do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro, Universidade Evangélica de Goiás

Mestra. Professora do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Herbert Emílio Araújo Lopes, Universidade Evangélica de Goiás

Mestre. Professor do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Rubem Alexandre Maia Fontes, Universidade Evangélica de Goiás

Especialista. Professor do Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás.

Referências

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

EVANGELISTA DE MENEZES JÚNIOR, Eumar Evangelista de Menezes Júnior; ALVES DE CARVALHO, Antônio Alves de Carvalho; GOUVEIA LIMA, Adriano Gouveia Lima; MARCHETTI BANDEIRA, Aurea Marchetti Bandeira; RODRIGUES DE SOUZA BRITO , Camila Rodrigues de Souza Brito; SILVA MARTINS, Chrystiano Silva Martins; TADEU FERREIRA RIBEIRO, Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro; EMÍLIO ARAÚJO LOPES, Herbert Emílio Araújo Lopes; ALEXANDRE MAIA FONTES, Rubem Alexandre Maia Fontes. CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE DIREITO DA UniEVANGÉLICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12196. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES