FORMAÇÃO HOLÍSTICA E COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM INTEGRAL NA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação holística; Competências do século XXI; Educação integral; Metodologias ativas; Tecnologia educacional.

Resumo

O século XXI é marcado por transformações impulsionadas por inovações tecnológicas e mudanças sociais, o que exige a reavaliação dos modelos educacionais. A formação holística surge como abordagem essencial, integrando conhecimento acadêmico, habilidades socioemocionais e capacidades tecnológicas, preparando os indivíduos para as complexidades do mundo contemporâneo. Essa abordagem se alinha com as recomendações da UNESCO, destacando competências como pensamento crítico, criatividade e letramento digital. A formação holística considera o desenvolvimento intelectual, emocional, social e espiritual dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva. Teóricos como Paulo Freire, Howard Gardner e Edgar Morin defendem uma educação que transcenda a fragmentação disciplinar, estimulando uma visão crítica e sistêmica. Na área das engenharias, a formação holística propõe integrar disciplinas, metodologias ativas e o desenvolvimento de competências socioemocionais, preparando os engenheiros para desafios éticos e sustentáveis. A tecnologia desempenha papel fundamental, personalizando o aprendizado, mas deve ser usada de forma crítica, complementando a formação humana. Exemplos de modelos educacionais como os da Finlândia, Singapura e Brasil comprovam os benefícios dessa abordagem.

Biografia do Autor

Lucas Figueiredo Ribeiro, Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pela UniEVANGÉLICA, 2023 . Bacharel em Engenharia Mecânica- UniEvangélica 2020. 

Referências

CEBRIÁN, G.; JUNYENT, M. Competencies in education for sustainable development: Exploring the student teachers’ views. Sustainability, v. 7, n. 3, p. 2768-2786, 2015. DOI: 10.3390/su7032768. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/7/3/2768 . Acesso em: 10 fev. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; PETRAGLIA, Izabel; MORAES, Maria Cândida. Paulo Freire e Edgar Morin: diálogo sobre aproximações, convergências e implicações metodológicas. Educação & Linguagem, v. 26, n. 2, p. 1-23, jul.-dez. 2023. Disponível em: https://revistas.metodista.br/index.php/educacaolinguagem/article/download/814/777/2453 . Acesso em: 17 fev. 2025.

GARDNER, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1983.

GONZÁLEZ-PÉREZ, L. I.; RAMÍREZ-MONTOYA, M. S. Components of Education 4.0 in 21st Century Skills Frameworks: Systematic Review. Sustainability, v. 14, n. 1493, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su14031493 . Acesso em: 10 fev. 2025.

JESUS, Anderson Santos de. Artigo Científico. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/709830260/ARTIGO-CIENTIFICO-ANDERSON-SANTOS-DE-JESUS . Acesso em: 17 fev. 2025.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Brasília: UNESCO, 2000.

O'FLAHERTY, Jacqueline; PHILLIPS, Craig. The use of flipped classrooms in higher education: A scoping review. Internet and Higher Education, v. 25, p. 85-95, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2015.02.002 . Acesso em: 10 fev. 2025.

SILVA, Alex Costa da; INFANTE-MALACHIAS, María Elena. Reflexões sobre a convergência do pensamento de Paulo Freire e de Edgar Morin: contribuições para a formação docente. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 223-242, maio/jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/download/2155/1972/ . Acesso em: 17 fev. 2025.

Štrukelj, T.; Zlatanović, D.; Nikolić, J.; Sternad Zabukovšek, S. A cyber-systemic learning action approach towards selected students' competencies development. Kybernetes, v. 48, n. 7, p. 1516-1533, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/K-09-2018-0517 . Acesso em: 10 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

FIGUEIREDO RIBEIRO, Lucas; DALARMELINO BORGES, Igor; JOSÉ DE CARVALHO, Matheus; MACHADO DOS SANTOS, Adriano; COELHO DA MATA FARIA, Eduardo; ROCHA VIEIRA, Erick; ORLANDO PARADA, Joaquim; FORTES NUNES RODRIGUES, Rosemberg; ROBERTO DE SOUZA SILVA, Gustavo. FORMAÇÃO HOLÍSTICA E COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM INTEGRAL NA EDUCAÇÃO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12195. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES