O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES PARA OS MÓDULOS DE TUTORIAS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIEVANGÉLICA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Márcio Marques de Oliveira Universidade Evangélica de Goiás/ Curso de Medicina
  • Leandro Nascimento da Silva Rodrigues Universidade Evangélica de Goiás/ Curso de Medicina
  • Larisse Silva Dalla Libera Faculdade Evangélica de Ceres
  • Humberto de Sousa Fontoura Universidade Evangélica de Goiás/ Curso de Medicina

Palavras-chave:

inteligência artificial, Educação Médica, Avaliação Educacional, Educação Baseada em Competências

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) tem sido integrada a diversas áreas do conhecimento, incluindo a educação médica, seja no auxílio a pesquisa ou mesmo na elaboração de avaliações e relatórios. Desta forma este estudo trata-se de um relato de experiência sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) na elaboração de questões para os módulos de tutoria do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA. O objetivo foi avaliar a segurança, confiabilidade e eficiência da IA na geração de questões alinhadas à bibliografia oficial do curso, garantindo sua adequação pedagógica e científica. Foram utilizados textos base retirados das referências bibliográficas do curso e prompts estruturados para produzir questões no formato padrão ENADE. Os resultados indicam que a ferramenta é capaz de gerar questões de alta qualidade, reduzindo o tempo de elaboração e promovendo maior diversidade de formatos avaliativos. Entretanto, desafios como a formulação precisa dos prompts e a necessidade de revisão crítica das questões por parte dos tutores foram identificados. O estudo conclui que a IA pode ser uma aliada no aprimoramento do ensino médico, desde que utilizada com rigor metodológico e validação humana.

Referências

DENNY, P. et al. Prompt Problems: A New Programming Exercise for the Generative AI Era. Proceedings of the 55th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1. Anais...: SIGCSE. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2024. Disponível em: <https://doi.org/10.1145/3626252.3630909>

INEP. Guia de elaboração e revisão de itens. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/bni/enade/guia_de_elaboracao_e_revisao_de_itens.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2024.

MAGNAGO;, W. et al. Avaliação Formativa Vs. Avaliação Somativa: Novos Caminhos Para Avaliar A Aprendizagem E Suas Implicações No Desenvolvimento Dos Estudantes. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 10, p. 1–12, 2024.

MITCHELL, T. Machine Learning. New York: McGraw-Hill, v. 1, n. 1, 1997.

OLIVEIRA, A. M. DE et al. Educação e Inteligência Artificial (IA).com : um estudo sobre a aplicação de IA em perspectiva docente. Informática na educação : teoria & prática., v. 26, n. 2, p. 11–27, 2024.

RUSSELL, S. .; NORVIG, P. Artificial Intelligence: A Modern Approach. Upper Saddle River: Prentice Hall, v. 3, n. 1, p. 1–2, 2009.

SOUZA, D. et al. Avaliação do desempenho da inteligência artificial SAPERE na resolução de questões do ENARE 2022. V COMA: Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Medicina de Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p. 1–8, 2023.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

MARQUES DE OLIVEIRA, Márcio; NASCIMENTO DA SILVA RODRIGUES, Leandro; DALLA LIBERA, Larisse Silva; DE SOUSA FONTOURA, Humberto. O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES PARA OS MÓDULOS DE TUTORIAS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIEVANGÉLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12168. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES