O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES PARA OS MÓDULOS DE TUTORIAS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIEVANGÉLICA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
inteligência artificial, Educação Médica, Avaliação Educacional, Educação Baseada em CompetênciasResumo
A Inteligência Artificial (IA) tem sido integrada a diversas áreas do conhecimento, incluindo a educação médica, seja no auxílio a pesquisa ou mesmo na elaboração de avaliações e relatórios. Desta forma este estudo trata-se de um relato de experiência sobre a utilização da Inteligência Artificial (IA) na elaboração de questões para os módulos de tutoria do curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA. O objetivo foi avaliar a segurança, confiabilidade e eficiência da IA na geração de questões alinhadas à bibliografia oficial do curso, garantindo sua adequação pedagógica e científica. Foram utilizados textos base retirados das referências bibliográficas do curso e prompts estruturados para produzir questões no formato padrão ENADE. Os resultados indicam que a ferramenta é capaz de gerar questões de alta qualidade, reduzindo o tempo de elaboração e promovendo maior diversidade de formatos avaliativos. Entretanto, desafios como a formulação precisa dos prompts e a necessidade de revisão crítica das questões por parte dos tutores foram identificados. O estudo conclui que a IA pode ser uma aliada no aprimoramento do ensino médico, desde que utilizada com rigor metodológico e validação humana.
Referências
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