EXPERIÊNCIA IMERSIVA EM HIGIENE DO SONO E RELAXAMENTO INDUZIDO: RELATO DE UMA AÇÃO PRÁTICA

Autores

  • Suelen Marçal Nogueira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Amanda Vitória dos Santos
  • Gabrielly Vieira Claudino
  • Geovana Maciel de Moraes Assis
  • Maria Juliana Ribeiro Tavares
  • Pâmella Brenda Maia Silva
  • Sara Albertina Miranda Pinto
  • Vanessa Viana Machado
  • Laís Tavares dos Santos
  • Murilo Marques da Costa

Palavras-chave:

Prática imersiva, Higiene do sono, Relaxamento, Saúde mental

Resumo

A higiene do sono compreende um conjunto de práticas e hábitos que buscam promover a melhoria da qualidade do sono, o que, consequentemente, favorece a saúde física e mental. Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência imersiva de atividade prática sobre higiene do sono e relaxamento induzido, realizada em uma aula de Fisioterapia nos Distúrbios do Sono na Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres. O principal objetivo da ação foi conscientizar os participantes sobre a relevância do sono adequado para a saúde física e mental, além de explorar e aplicar técnicas de relaxamento induzido. Foi realizada uma introdução de práticas eficazes de higiene do sono, seguidas pela execução de atividades de relaxamento orientadas, como meditação guiada e exercícios respiratórios. A demonstração prática proporcionou um olhar sobre a qualidade do sono dos acadêmicos, além de promover conhecimento sobre práticas adequadas para melhorar o sono. Os participantes relataram que as técnicas aprendidas poderiam ser facilmente incorporadas às suas rotinas diárias. A experiência também evidenciou o impacto positivo dessas práticas na saúde mental e no bem-estar geral dos acadêmicos, reforçando a importância da integração dessas atividades no cotidiano. Conclui-se que o uso regular das técnicas de relaxamento induzido e higiene do sono pode contribuir para a prevenção de problemas relacionados ao estresse e à insônia, além de melhorar o desempenho acadêmico e a qualidade de vida.

Referências

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

MARÇAL NOGUEIRA, Suelen et al. EXPERIÊNCIA IMERSIVA EM HIGIENE DO SONO E RELAXAMENTO INDUZIDO: RELATO DE UMA AÇÃO PRÁTICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12164. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES