EDUCAÇÃO E IA: O FUTURO DAS RELAÇÕES HUMANAS EM UM MUNDO TECNOLÓGICO

Autores

  • Ana Luísa Lopes Cabral UniEVANGÉLICA
  • Adrielle Beze Peixoto
  • Heren Nepomuceno Costa Paixão
  • Jéssica Batista Araújo
  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Juliana Oliveira Hassel Mendes
  • Regina Célia Alves da Cunha
  • Renata Silva Rosa Tomaz

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação Superior, Relações Humanas

Resumo

Este trabalho investiga como a introdução da inteligência artificial (IA) pode transformar o futuro das relações humanas no ensino superior. A IA, com suas inúmeras aplicações tecnológicas, tem o potencial de personalizar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais eficaz e direcionado. No entanto, o aumento da presença de IA em ambientes educacionais levanta preocupações sobre como as interações humanas, essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, podem ser afetadas. Este estudo aborda como as práticas educacionais podem evoluir para integrar a IA sem prejudicar a empatia, a colaboração e as relações interpessoais. Através de uma revisão bibliográfica, são discutidos os impactos da IA na educação e as implicações para o futuro das interações humanas nesse contexto.

Referências

Freire, P. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Morin, E. A Cabeça Bem Feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

Luckin, R. Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. 1. ed. Cambridge: MIT Press, 2018.

Pekrun, R., Goetz, T., Titz, W., & Perry, R. P. Academic Emotions in Students' Self-Regulated Learning and Achievement: A Program of Qualitative and Quantitative Research. Educational Psychologist, v. 37, n. 2, p. 91-106, 2002.

Vygotsky, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

LOPES CABRAL, Ana Luísa; BEZE PEIXOTO, Adrielle; NEPOMUCENO COSTA PAIXÃO, Heren; BATISTA ARAÚJO, Jéssica; MARA REZENDE ROLINDO, Joicy; OLIVEIRA HASSEL MENDES, Juliana; CÉLIA ALVES DA CUNHA, Regina; SILVA ROSA TOMAZ, Renata. EDUCAÇÃO E IA: O FUTURO DAS RELAÇÕES HUMANAS EM UM MUNDO TECNOLÓGICO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1–4, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11445. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES