EDUCAÇÃO E IA: O FUTURO DAS RELAÇÕES HUMANAS EM UM MUNDO TECNOLÓGICO
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação Superior, Relações HumanasResumo
Este trabalho investiga como a introdução da inteligência artificial (IA) pode transformar o futuro das relações humanas no ensino superior. A IA, com suas inúmeras aplicações tecnológicas, tem o potencial de personalizar e otimizar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais eficaz e direcionado. No entanto, o aumento da presença de IA em ambientes educacionais levanta preocupações sobre como as interações humanas, essenciais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, podem ser afetadas. Este estudo aborda como as práticas educacionais podem evoluir para integrar a IA sem prejudicar a empatia, a colaboração e as relações interpessoais. Através de uma revisão bibliográfica, são discutidos os impactos da IA na educação e as implicações para o futuro das interações humanas nesse contexto.
Referências
Freire, P. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
Morin, E. A Cabeça Bem Feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
Luckin, R. Machine Learning and Human Intelligence: The Future of Education for the 21st Century. 1. ed. Cambridge: MIT Press, 2018.
Pekrun, R., Goetz, T., Titz, W., & Perry, R. P. Academic Emotions in Students' Self-Regulated Learning and Achievement: A Program of Qualitative and Quantitative Research. Educational Psychologist, v. 37, n. 2, p. 91-106, 2002.
Vygotsky, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.