OS EFEITOS DO AVANÇO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO EDUCATIVO E NAS DINÂMICAS HUMANAS
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Relações Humanas, Futuro, EducaçãoResumo
A inteligência artificial (IA) está transformando as relações humanas e a educação, oferecendo oportunidades para personalizar o aprendizado e criar um ambiente mais inclusivo. No entanto, a geração Alpha, imersa no digital, pode enfrentar atrasos no desenvolvimento psicoemocional, pois a educação deve também promover interações sociais e a formação da personalidade. Apesar dos benefícios da IA, como automação e suporte à tomada de decisões, é crucial encontrar um equilíbrio, pois o uso excessivo de tecnologia pode comprometer habilidades sociais e emocionais. A adoção da IA no ensino superior deve ser ética e planejada, priorizando competências humanas como pensamento crítico e colaboração. Assim, é vital discutir as implicações sociais e éticas da IA, garantindo que as interações humanas não sejam substituídas por digitais.
Referências
ADAMS, C. et al. Ethical principles for artificial intelligence in K-12 education. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 4, p. 100131, 2023.
AIRAJ, M. Ethical artificial intelligence for teaching-learning in higher education. Education and Information Technologies, p. 1-23, 2024.
BARAKINA, E. Y. et al. Digital Technologies and Artificial Intelligence Technologies in Education. European Journal of Contemporary Education, v. 10, n. 2, p. 285-296, 2021.
CLEGG, S.; SARKER, S. Artificial intelligence and management education: A conceptualization of human-machine interaction. The International Journal of Management Education, v. 22, n. 3, p. 101007, 2024.
GOCEN, A.; AYDEMIR, F. Artificial intelligence in education and schools. Research on Education and Media, v. 12, n. 1, p. 13-21, 2020.
HOLMES, W.; PORAYSKA-POMSTA, K. The ethics of artificial intelligence in education. Routledge Taylor, 2023.
JOBIN, A.; IENCA, M.; VAYENA, E. The global landscape of AI ethics guidelines. Nature machine intelligence, v. 1, n. 9, p. 389-399, 2019.
KASSYMOVA, G. K. et al. Ethical problems of digitalization and artificial intelligence in education: a global perspective. Journal of Pharmaceutical Negative Results, p. 2150-2161, 2023.
KATSAMAKAS, E.; PAVLOV, O. V.; SAKLAD, R. Artificial intelligence and the transformation of higher education institutions. arXiv preprint arXiv:2402.08143, 2024.
KULIKOV, S. B.; SHIROKOVA, A. V. Artificial intelligence, culture and education. AI & SOCIETY, v. 36, n. 1, p. 305-318, 2021.
LUTTRELL, R. et al. The digital divide: Addressing artificial intelligence in communication education. Journalism & Mass Communication Educator, v. 75, n. 4, p. 470-482, 2020.
SEGBENYA, M. et al. Artificial intelligence in higher education: Modelling the antecedents of artificial intelligence usage and effects on 21st century employability skills among postgraduate students in Ghana. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 5, p. 100188, 2023.
SELWYN, N. On the limits of artificial intelligence (AI) in education. Nordisk tidsskrift for pedagogikk og kritikk, v. 10, n. 1, p. 3-14, 2024.
TAVARES, L. A.; MEIRA, M. C.; DO AMARAL, S. F. Inteligência artificial na educação: Survey. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 48699-48714, 2020.
ZHAI, X. et al. A Review of Artificial Intelligence (AI) in Education from 2010 to 2020. Complexity, v. 2021, n. 1, p. 8812542, 2021.