RELAÇÕES HUMANAS NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ieso Costa Marques
  • Anderson Carlos da Silva
  • Regiane Janaina Silva de Menezes
  • Daniel Ferreira Hassel Mendes
  • Carlos Renato Ferreira
  • José Fernando Muniz Barbosa
  • Márcio Dourado Rocha
  • Maysa de Fátima Moreira Rodrigues

Palavras-chave:

Ensino - aprendizagem, relações humanas, Relato de experiência, Interação.

Resumo

O presente estudo analisa as relações humanas entre professor e aluno no ensino superior, com foco no curso de Ciências Contábeis da Universidade Evangélica de Goiás - UniEvangélica, por meio de um relato de experiência. O objetivo é verificar como essas interações impactam o processo de ensino-aprendizagem, indo além da simples transmissão de conhecimento técnico, ao considerar variáveis subjetivas como empatia, confiança e afeto. A fundamentação teórica baseia-se em Tardif (2014) e Freire (1996), que ressaltam a importância das interações interpessoais e do diálogo no desenvolvimento integral do estudante. A metodologia aplicada é qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e análise documental, conforme Gil (2008), e o relato de experiência como principal instrumento de pesquisa, destacando a importância do vínculo afetivo para a superação de desafios institucionais, como a evasão e a desmotivação.

 

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

MARQUES, Ieso Costa; DA SILVA, Anderson Carlos; SILVA DE MENEZES, Regiane Janaina; HASSEL MENDES, Daniel Ferreira; FERREIRA, Carlos Renato; MUNIZ BARBOSA, José Fernando; ROCHA, Márcio Dourado; MOREIRA RODRIGUES, Maysa de Fátima. RELAÇÕES HUMANAS NA EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 14–19, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11440. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES