RELATO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ieso Costa Marques
  • REGIANE JANAINA SILVA DE MENEZES UNIEVANGELICA
  • Anderson Carlos Da Silva
  • Daniel Ferreira Hasseil Mendes
  • Carlos Renato Ferreira
  • José Fernando Muniz Barbosa
  • Márcio Dourado Rocha
  • Maysa de Fátima Moreira Rodrigues

Palavras-chave:

Aprendizagem, Discente, relações humanas

Resumo

Este relato aborda a importância do diálogo entre aluno e docente no processo de ensino e aprendizagem. A interação social é destacada como um componente fundamental para a construção de uma educação significativa, onde a escuta ativa e a abertura ao diálogo fortalecem o vínculo de confiança entre os envolvidos. Ao abordar situações em sala de aula, como a resistência de um estudante ao conteúdo, revela-se como a postura acolhedora do professor e a mediação dialógica podem transformar a dinâmica da aula. O ambiente se torna mais colaborativo, incentivando a participação ativa dos alunos e permitindo que eles se reconheçam como agentes do próprio aprendizado. O relato destaca que a prática pedagógica centrada no diálogo não apenas promove a compreensão de conteúdos, mas também contribui para a formação de profissionais críticos e conscientes. Além disso, enfatiza-se o papel do professor como mediador do conhecimento, promovendo um espaço de reflexão e debate. Essa abordagem fortalece a formação de habilidades socioemocionais, como empatia, cooperação e pensamento crítico, tornando-se essencial para a formação de cidadãos conscientes. Conclui-se que o diálogo em sala de aula é uma ferramenta transformadora para a experiência educacional e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Referências

PINHO, A.; MARIANI, D. SP tem quase 2 professores agredidos ao dia: ataque vai de soco a cadeirada. Folha de S.Paulo, São Paulo, 17 set. 2017. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/paywall/signup.shtml?http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/09/1919146-sp-tem-quase-2-professores-agredidos-ao-dia-ataque-vai-de-soco-a-cadeirada.shtml

SBIZERA, Carmem Lucia Giacomeli Aoki. DENDASCK, Carla Viana. Relações humanas na educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 05, Vol. 03, pp. 27-36 Maio de 2019. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/relacoes-humanas - Acesso 27 de setembro 2024

VIEIRA-SANTOS, Joene; HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira. Contingências sociais que dificultam o engajamento do professor universitário em relações de qualidade com seus alunos. Perspectivas em análise do comportamento, v. 8, n. 2, p. 200-214, 2017.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

MARQUES, Ieso Costa; SILVA DE MENEZES, REGIANE JANAINA; DA SILVA, Anderson Carlos; HASSEIL MENDES, Daniel Ferreira; FERREIRA, Carlos Renato; MUNIZ BARBOSA, José Fernando; ROCHA, Márcio Dourado; MOREIRA RODRIGUES , Maysa de Fátima. RELATO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA EDUCAÇÃO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 20–23, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11439. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES