DESAFIOS NA PRÁTICA EXTENSIONISTA NA SUBÁREA DE MORFOFUNCIONAL NO CURSO DE MEDICINA

Prática extensionista no Morfofuncional

Autores

Palavras-chave:

Curricularização, Humanização., Aprendizagem, Morfofuncional

Resumo

Na área de saúde muito se fala em formar um profissional “humanizado”, que tenha um bom relacionamento com o paciente e com as equipes envolvidas no ambiente de trabalho. A prática extensionista é uma excelente ferramenta para desenvolver no aluno esse lado “humanizado” do profissional. Porém, como desenvolver práticas extensionistas com conteúdos de morfologia, fisiologia, entre outros? Desde 2020-1, os professores de morfofuncional do curso de medicina são desafiados a desenvolverem com seus alunos oficinas para a comunidade. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência das oficinas extensionistas do 1º ao 4º período, desenvolvidas pela equipe e alunos junto a diferentes públicos da comunidade. Ao todo foram criadas 10 oficinas educativas que foram ofertadas aos alunos da rede pública e também a idosos. Todas as oficinas envolveram atividades práticas e lúdicas, usando metodologias ativas, integrando os participantes e promovendo troca de saberes. Foram abordados temas que envolvem a morfologia, como conhecendo o esqueleto; anatomia do aparelho respiratório, do coração e outras. Os alunos se empenharam em desenvolver as oficinas e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de diferentes cenários, bem como entender a importância da sua aprendizagem para pessoas tão simples e com pouco recursos. Isso desperta no acadêmico a responsabilidade social que ele tem e terá na comunidade. Conclui-se com esse relato que é possível levar conteúdos do morfofuncional para comunidade, de forma a empoderar as pessoas sobre os conhecimentos básicos do corpo humano e prevenção de doenças, estimulando ao acadêmico a aprender a aprender e aprender fazer e compartilhar. 

Referências

BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. Jun. 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 17/08/2024.

ALMEIDA, S.M.V.D; BARBOSA, L.M.V. Curricularização da Extensão Universitária no Ensino Médico: o Encontro das Gerações para Humanização da Formação. Revista brasileira de educação médica, v. 43, n. 1, p. 672-680, 2019.

COSTA, E.D., KRELING, M.C.G.D, ARAUJO, N.M. Contribuições de um projeto de extensão para a formação profissional de alunos dos cursos de enfermagem e de medicina. Revista Extensão em Foco Palotina, n. 21, p. 18-34, 2020.

RAIMONDI, G. A.; TOURINHO, F. S. V.. O Que Já Aprendemos?: Educação Médica, Vulnerabilidades e Responsabilidade Social em Tempo de Pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, p. e137, 2020.

Downloads

Publicado

27.01.2025

Como Citar

CAETANO FERNANDES, LUCIANA et al. DESAFIOS NA PRÁTICA EXTENSIONISTA NA SUBÁREA DE MORFOFUNCIONAL NO CURSO DE MEDICINA: Prática extensionista no Morfofuncional. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 24–28, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11437. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES