DESAFIOS NA PRÁTICA EXTENSIONISTA NA SUBÁREA DE MORFOFUNCIONAL NO CURSO DE MEDICINA
Prática extensionista no Morfofuncional
Palavras-chave:
Curricularização, Humanização., Aprendizagem, MorfofuncionalResumo
Na área de saúde muito se fala em formar um profissional “humanizado”, que tenha um bom relacionamento com o paciente e com as equipes envolvidas no ambiente de trabalho. A prática extensionista é uma excelente ferramenta para desenvolver no aluno esse lado “humanizado” do profissional. Porém, como desenvolver práticas extensionistas com conteúdos de morfologia, fisiologia, entre outros? Desde 2020-1, os professores de morfofuncional do curso de medicina são desafiados a desenvolverem com seus alunos oficinas para a comunidade. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência das oficinas extensionistas do 1º ao 4º período, desenvolvidas pela equipe e alunos junto a diferentes públicos da comunidade. Ao todo foram criadas 10 oficinas educativas que foram ofertadas aos alunos da rede pública e também a idosos. Todas as oficinas envolveram atividades práticas e lúdicas, usando metodologias ativas, integrando os participantes e promovendo troca de saberes. Foram abordados temas que envolvem a morfologia, como conhecendo o esqueleto; anatomia do aparelho respiratório, do coração e outras. Os alunos se empenharam em desenvolver as oficinas e tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de diferentes cenários, bem como entender a importância da sua aprendizagem para pessoas tão simples e com pouco recursos. Isso desperta no acadêmico a responsabilidade social que ele tem e terá na comunidade. Conclui-se com esse relato que é possível levar conteúdos do morfofuncional para comunidade, de forma a empoderar as pessoas sobre os conhecimentos básicos do corpo humano e prevenção de doenças, estimulando ao acadêmico a aprender a aprender e aprender fazer e compartilhar.
Referências
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