ENSINO EM SAÚDE: RELAÇÃO ENTRE PSICOMOTRICIDADE E A BRINCADEIRA CAÇA AO TESOURO
Palavras-chave:
Psicomotricidade, Brincadeira, Caça ao tesouroResumo
A psicomotricidade é um estudo que engloba os aspectos motores, cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano, especialmente no desenvolvimento das crianças. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de uma atividade prática de ensino, realizada no curso de Fisioterapia da Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres. A atividade tinha o intuito da elaboração de ação lúdica para trabalhar a psicomotricidade por meio de brincadeiras. O jogo caça ao tesouro requer planejamento, resolução de problemas e pensamento crítico. Foi elaborado o jogo com discentes do curso de fisioterapia no intuito de compreenderem a dinâmica e os benefícios que este jogo passaria ao público-alvo, a criança precisa interpretar pistas e elaborar estratégias para encontrar o tesouro, o que estimula a função executiva e a cognição. Além disso, o jogo permite que a criança se oriente e a se situar em relação ao seu corpo, a objetos e a outras pessoas, num determinado espaço. Trabalhando a habilidade de saber onde está em relação a outros objetos, por exemplo, se está à direita, à esquerda, à frente ou atrás. Uma brincadeira em grupo aonde se tornou dinâmica e lúdica, se exige a motricidade da criança. A Atividade proporcionou conhecimento sobre as sensações conscientes do ser humano em movimento intencional e significativo do espaço-tempo, envolvendo percepção, memória, projeção, afetividade, emoção e raciocínio.
Referências
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