ENSINO EM SAÚDE: RELAÇÃO ENTRE PSICOMOTRICIDADE E A BRINCADEIRA CAÇA AO TESOURO

Autores

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Brincadeira, Caça ao tesouro

Resumo

A psicomotricidade é um estudo que engloba os aspectos motores, cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano, especialmente no desenvolvimento das crianças. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de uma atividade prática de ensino, realizada no curso de Fisioterapia da Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres. A atividade tinha o intuito da elaboração de ação lúdica para trabalhar a psicomotricidade por meio de brincadeiras. O jogo caça ao tesouro requer planejamento, resolução de problemas e pensamento crítico. Foi elaborado o jogo com discentes do curso de fisioterapia no intuito de compreenderem a dinâmica e os benefícios que este jogo passaria ao público-alvo, a criança precisa interpretar pistas e elaborar estratégias para encontrar o tesouro, o que estimula a função executiva e a cognição. Além disso, o jogo permite que a criança se oriente e a se situar em relação ao seu corpo, a objetos e a outras pessoas, num determinado espaço. Trabalhando a habilidade de saber onde está em relação a outros objetos, por exemplo, se está à direita, à esquerda, à frente ou atrás. Uma brincadeira em grupo aonde se tornou dinâmica e lúdica, se exige a motricidade da criança. A Atividade proporcionou conhecimento sobre as sensações conscientes do ser humano em movimento intencional e significativo do espaço-tempo, envolvendo percepção, memória, projeção, afetividade, emoção e raciocínio.

Referências

BUENO, Elizangela. Jogos e brincadeiras na educação infantil: ensinando de forma lúdica. Graduação em Pedagogia). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010.

KOLYNIAK FILHO, C. Motricidade e aprendizagem: algumas implicações para a educação escolar. Construção Psicopedagógica, v. 17, pág. 53–66, 2010.

ROSSI, Francieli Santos et al. Considerações sobre a psicomotricidade na educação infantil. Revista Vozes dos Vales da UFVJM, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2012.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

RODRIGUES MORAES, Gabrielly; FERNANDA MAGALHÃES, Maria; LOURECENTTI LEAL, Mariana; PRYSCILLA DE SOUZA PEREIRA, Suéllen; MORAIS OLIVEIRA, Thaynara; LEAL OLIVEIRA SCALABRINI, Christiny. ENSINO EM SAÚDE: RELAÇÃO ENTRE PSICOMOTRICIDADE E A BRINCADEIRA CAÇA AO TESOURO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 29–31, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11436. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES