IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Eduardo Argôlo unievangelica https://orcid.org/0000-0002-1056-0699
  • Agnaldo Antônio Moreira Teodoro da Silva
  • Ana Lúcia Carrijo Adorno
  • Cláudia Gomes de Oliveira Santos
  • Eduardo Martins Toledo
  • Gustavo Roberto de Souza Silva
  • Jéssica Nayara Dias
  • joaquim parada

Palavras-chave:

Inteligência artificial; Relações educacionais; Desempenho acadêmico; Desempenho emocional.

Resumo

O avanço da inteligência artificial (IA) tem impactado a educação, oferecendo possibilidades de personalização do ensino e automação de tarefas administrativas. O objetivo deste relato de experiência foi analisar como a IA pode influenciar as relações entre professores e alunos em uma escola de ensino médio nos Estados Unidos, que implementou um sistema de tutoria inteligente. A metodologia incluiu a avaliação do impacto da IA sobre o desempenho acadêmico e o desenvolvimento emocional dos estudantes, considerando as diferentes competências tecnológicas dos professores. Os resultados indicaram que a IA forneceu feedback imediato e personalizado, sendo benéfica, especialmente em turmas grandes. Contudo, observou-se uma diminuição no contato direto entre professores e alunos, com alguns estudantes tornando-se excessivamente dependentes da IA, o que reduziu a qualidade das interações humanas e levantou preocupações sobre o desenvolvimento de habilidades sociais. Inicialmente, houve resistência dos docentes, temerosos de que a tecnologia pudesse substituir seu papel, mas com treinamento e suporte, a IA foi vista como uma aliada para lidar com tarefas administrativas, liberando tempo para o apoio emocional. A conclusão destaca a importância de uma implementação equilibrada da IA preservando as relações humanas no ambiente educacional e promovendo o uso ético e consciente da tecnologia, garantindo o desenvolvimento social dos alunos.

Referências

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

ARGÔLO, Eduardo; ANTÔNIO MOREIRA TEODORO DA SILVA, Agnaldo; CARRIJO ADORNO, Ana Lúcia; GOMES DE OLIVEIRA SANTOS, Cláudia; MARTINS TOLEDO, Eduardo; ROBERTO DE SOUZA SILVA, Gustavo; NAYARA DIAS, Jéssica; PARADA, Joaquim. IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11435. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES