A PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE FÉ E APRENDIZAGEM

Autores

  • Leonardo Rodrigues de Souza Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, Campus Senador Canedo https://orcid.org/0009-0002-0592-7940
  • Ana Paula Barbizan Araújo Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Campus Senador Canedo
  • Anna Lúcia Leandro de Abreu Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANÉLICA, Campus Senador Canedo
  • Bruna Araújo Guimarães Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANÉLICA, Campus Senador Canedo
  • Bruna Morais de Melo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANÉLICA, Campus Senador Canedo
  • Haroldo Ferraz Araújo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANÉLICA, Campus Senador Canedo
  • Mylena Seabra Toschi Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANÉLICA, Campus Senador Canedo
  • Paula Duarte Tavares Rodrigues Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANÉLICA, Campus Senador Canedo
  • Pedro Henrique de Oliveira Batista Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANÉLICA, Campus Senador Canedo
  • Tércyo Dutra de Souza Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANÉLICA, Campus Senador Canedo

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo a exposição de uma estratégia didática implementada nas aulas de Cidadania, Ética e Espiritualidade, no Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Campus Senador Canedo. Essa estratégia diz respeito à produção de uma carta pessoal, gênero textual que circula no domínio privado (relações pessoais e familiares) das atividades humanas, refletindo as estruturas das redes de relações sociais de nossa sociedade. Metodologicamente, aos acadêmicos foi apresentada a noção de gênero textual, com ênfase na carta pessoal e na sua estrutura composicional (data, vocativo, assunto, encerramento). Em seguida, foi-lhes apresentada uma proposta de redação contendo coletânea de seis textos de diferentes gêneros e um comando: refletir sobre a tese de que “nosso comportamento é um reflexo de quem somos na essência de nosso próprio ser”. Para permitir que os acadêmicos escrevessem com liberdade, foi-lhes sugerido escrever uma carta pessoal endereçada a um professor com quem tivessem liberdade para expressar seus pensamentos e sentimentos. Afinal de contas, precisariam compartilhar com esse interlocutor que a postura dele em sala de aula e sua forma de abordar o conteúdo refletem a essência de seu próprio ser. Essa produção textual compôs a nota da 2ª Verificação de Aprendizagem e foi utilizada para a publicação de um livro digital (e-book). A atividade desenvolvida surpreendeu a todos os envolvidos, pois ficou evidente que nas relações interpessoais a nossa essência é demonstrada em nossas atitudes.

Referências

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

RODRIGUES DE SOUZA, Leonardo et al. A PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE FÉ E APRENDIZAGEM . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 45–48, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11432. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES