A PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE FÉ E APRENDIZAGEM
Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo a exposição de uma estratégia didática implementada nas aulas de Cidadania, Ética e Espiritualidade, no Curso de Direito da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Campus Senador Canedo. Essa estratégia diz respeito à produção de uma carta pessoal, gênero textual que circula no domínio privado (relações pessoais e familiares) das atividades humanas, refletindo as estruturas das redes de relações sociais de nossa sociedade. Metodologicamente, aos acadêmicos foi apresentada a noção de gênero textual, com ênfase na carta pessoal e na sua estrutura composicional (data, vocativo, assunto, encerramento). Em seguida, foi-lhes apresentada uma proposta de redação contendo coletânea de seis textos de diferentes gêneros e um comando: refletir sobre a tese de que “nosso comportamento é um reflexo de quem somos na essência de nosso próprio ser”. Para permitir que os acadêmicos escrevessem com liberdade, foi-lhes sugerido escrever uma carta pessoal endereçada a um professor com quem tivessem liberdade para expressar seus pensamentos e sentimentos. Afinal de contas, precisariam compartilhar com esse interlocutor que a postura dele em sala de aula e sua forma de abordar o conteúdo refletem a essência de seu próprio ser. Essa produção textual compôs a nota da 2ª Verificação de Aprendizagem e foi utilizada para a publicação de um livro digital (e-book). A atividade desenvolvida surpreendeu a todos os envolvidos, pois ficou evidente que nas relações interpessoais a nossa essência é demonstrada em nossas atitudes.
Referências
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