NUTRIÇÃO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EMOCIONAL:
REFLEXÕES CRUCIAIS PARA A EDUCAÇÃO DO FUTURO.
Palavras-chave:
Ensino; Habilidades socioemocionais;Interdiscipinaridade;Tecnologias educacionais.Resumo
Este artigo aborda a interseção entre Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Emocional (IE) sob a perspectiva do curso de Nutrição. Em um contexto onde a cultura digital e o acesso à IA são cada vez mais prevalentes entre estudantes e profissionais da área, surgem questões sobre como essas tecnologias podem impactar a formação acadêmica e a prática nutricional. O objetivo central do estudo é apresentar os conceitos de IA e IE, investigando sua relevância nos processos de ensino e aprendizagem, especialmente no que se refere à formação de nutricionistas que entendam não apenas a ciência dos alimentos, mas também a dimensões emocionais que influenciam o comportamento alimentar e a saúde dos indivíduos. A metodologia inclui uma revisão teórica das inter-relações entre IA e IE, destacando como a integração dessas áreas pode enriquecer a formação profissional, promovendo uma abordagem que transcenda a mera eficiência econômica e incentive a reflexão crítica e a empatia nas relações sociais. Desta forma, fica claro que a educação em Nutrição deve não apenas considerar as inovações tecnológicas, mas também fomentar uma convivência mais harmoniosa e consciente na sociedade.
Referências
DECARLI, C. Educação emocional e educação científica: aproximações e possibilidades com a felicidade e o bem-estar social. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em:https://lume.ufrgs.br/handle/10183/253063.
FULLAN,M.The promise of AI in education: Opportunities to transform teaching and learning. Association for Supervision and Curriculum Development, 2020.
LEE, K.-F. Inteligência artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos comunicamos e vivemos. Tradução de Marcelo Barbão. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.
NICOLELIS, Miguel. O verdadeiro criador de tudo: como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos. São Paulo: Planeta, 2020.
RUSSELL, Jonathan Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 1324 p.