Construindo Relações Humanas: A Importância da interação entre aluno, professor e tutor na Clínica Veterinária da UniEVANGÉLICA

Autores

  • DÉBORA DÉBORA PEREIRA GARCIA MELO UniEvangélica
  • Cristine Santos Settimi Cysneiros
  • Gisele Ferreira dos Santos Eguti
  • Jonatas Oliveira dos Santos
  • Jose Nascimento Júnior
  • Leticia Hirata Mendes
  • Luiz Fernando Fernandes dos Santos
  • Marcio Marques de Oliveira
  • Natalia Cristina de Souza
  • Rubia Pina Luchetti
  • Thiago Souza Azeredo Bastos

Palavras-chave:

Relações humanas; Ensino superior; Medicina Veterinária; Formação cidadã.

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais ressaltam que a formação do médico veterinário deve ser pautada em atividades práticas para o desenvolvimento de competências e habilidades na área médica voltada para os animais (BRASIL, 2019). A Clínica Veterinária da UniEVANGÉLICA foi idealizada e estruturada para proporcionar o atendimento clínico e cirúrgico para os animais de interesse zootécnico e de companhia de Anápolis-GO e região. Além disso, a rotina de atendimentos da clínica permite o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Neste relato de caso, pretende-se compartilhar a experiência e os resultados de um projeto de extensão curricular desenvolvido na Clínica Veterinária da UniEVANGÉLICA possibilitando a prática do ensino, pesquisa e extensão para os alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária. Exploraremos como as relações humanas enriquecem a formação acadêmica dos alunos, promovendo uma prática veterinária mais holística e humanizada.   Em 2024.1 alunos do 5° Período do curso de Medicina Veterinária da UniEVANGÉLICA desenvolveram atividade de extensão curricular na Clínica Veterinária da UniEVANGÉLICA. Os discentes do 5° Período cumpriram jornada de 05 (cinco) horas semanais, totalizando 20 horas, de atividade de extensão para as disciplinas de Doenças Infecciosas dos Animais, Doenças Parasitárias dos Animais, Patologia Veterinária e Terapêutica Veterinária. Desenvolveram atividades hospitalares em pequenos animais (cães e gatos) e animais de grande porte, nos diferentes setores, acompanhando e auxiliando nos atendimentos realizados pelo docente e médico veterinário da Clínica Veterinária. Foi elaborado e testado um questionário para aplicação em alunos, professores e médicos veterinários que atuam na Clínica Veterinária da UniEVANGÉLICA. Os dados foram coletados em fevereiro. Na categoria médico veterinário, foram convidados a participar da pesquisa cinco veterinários que exercem atividades clínicas na Clínica Veterinária da UniEVANGÉLICA, sejam eles professores e profissional veterinário. Para a categoria alunos de medicina veterinária, foram convidados a participar os alunos do 5° período do curso. Para todas as categorias foi disponibilizado o questionário por meio de um link do surveymonkey. Concluiu-se que interação entre seres humanos e animais é uma faceta essencial da prática veterinária contemporânea. No entanto, além do conhecimento técnico e científico necessário para cuidar dos animais, é crucial reconhecer a importância das relações humanas no contexto do ensino superior em Medicina Veterinária. As informações ao tutor devem ser dadas e o comportamento do veterinário deve ser sensível e cortês durante a comunicação com o cliente.  Esta compreensão sobre as necessidades de cada proprietário permite ao veterinário fortalecer o fluxo de comunicação com o cliente.

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

DÉBORA PEREIRA GARCIA MELO, DÉBORA et al. Construindo Relações Humanas: A Importância da interação entre aluno, professor e tutor na Clínica Veterinária da UniEVANGÉLICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 53–59, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11430. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES