Aplicação de IAs nos cursos de Publicidade e Design
Reflexões acerca do processo educativo
Palavras-chave:
relações humanas, inteligência artificial, aprendizagem, educação, relacionamentoResumo
Este relato de experiência visa discutir como a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma presença significativa na educação, e seu impacto nas relações entre professores e alunos. Para isso, tomamos como base a experiência nos cursos de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, da Universidade Evangélica de Goiás. Buscamos levantar questões sobre o efeito da IA nas interações humanas, que são essenciais para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes e a eficiência proporcionada por essas tecnologias, que deve ser balanceada com a necessidade de manter a empatia e a conexão pessoal nas dinâmicas educacionais. Concluímos que, embora a IA traga benefícios claros, como a otimização de processos e a melhoria da experiência de aprendizado, também apresenta desafios, incluindo a desumanização das interações. O uso excessivo de ferramentas automatizadas pode comprometer habilidades interpessoais e a criatividade, fundamentais em ambientes como publicidade e design. Portanto, é crucial integrar a IA de maneira que complemente as interações humanas, preservando o valor das experiências educacionais que promovem o desenvolvimento integral dos alunos. O futuro da educação dependerá dessa habilidade de equilibrar inovação tecnológica e conexão humana.
Referências
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