O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA ALIMENTAÇÃO DO BANCO DE QUESTÕES
Palavras-chave:
Banco de questões, IA, ChatGPT, Docência, inteligência artificialResumo
Nos últimos anos a utilização da inteligência artificial tem crescido consideravelmente em diversos setores da atividade humana, e na educação não é diferente. Essas ferramentas podem apoiar os professores na obtenção de conhecimento auxiliar, automatizando tarefas simples que demandam tempo. Além disso, contribuem para a criação de um banco de questões que servirá de apoio aos discentes em sua rotina de estudo. Assim, o objetivo deste artigo é a criação de um relatório sobre a forma com que os professores da engenharia mecânica utilizam as ferramentas de inteligência artificial para alimentação de seus bancos de questões. Para confecção desse relatório foram feitas quatro perguntas ao corpo docente. Como resultado, verificou-se que a maioria dos professores, cerca de 78%, já utiliza IA para a criação de questionários. A principal ferramenta utilizada pelos professores é o ChatGPT. Ao final do relatório, constatou-se que a utilização das IAs é extremamente útil nas demandas dos professores. Contudo deve-se ressaltar que tais ferramentas não podem eximir a responsabilidade de fiscalização dos docentes das questões produzidas pela IA, uma vez que não é incomum encontrar erros nos produtos das ferramentas de inteligência artificial.
Referências
WAD, S. O.; MOHAMED, Y.; SHAHEEN, R. Applications of artificial intelligence in education. Al-Azkiyaa-International Journal of Language and Education, v. 1, n. 1, p. 71-81, 2022. doi: 10.33102/alazkiyaa.v1i1.10.
BLŠTÁK, M.; ROZINAJOVÁ, V. Machine learning approach to the process of question generation. In: Text Speech and Dialogue (TSD 2017), Springer International Publishing, 2017. p. 102-110. doi: 10.1007/978-3-319-64206-2_12.
JAIN, U.; ZHANG, Z.; SCHWING, A. G. Creativity: generating diverse questions using variational autoencoders. In: Proceedings of the IEEE conference on computer vision and pattern recognition, 2017. p. 6485-6494. doi: 10.48550/arXiv.1704.03493.
MCKINSEY & COMPANY. The state of AI in early 2024: gen AI adoption spikes and status to generate value. QuantumBlack AI, Maio 2024. Disponível em: https://www.mckinsey.com/capabilities/quantumblack/our-insights/the-state-of-ai#/. Acesso em: set. 2024.
SALEEM, M.; CHAWLA, C.; SAXENA, V. Impact of artificial intelligence in education. In: Online and Digital Education, Ez Education, 2024. p. 86-96.
SAKALLE, A.; TOMAR, P.; BHARDWAJ, H.; SHARMA, U. Impact and latest trends of intelligent learning with artificial intelligence. In: Impact of AI Technologies on Teaching, Learning and Research in Higher Education, 2020. p. 172-189. doi: 10.4018/978-1-7998-4763-2.CH011.
UBAH, A. E.; ONAKPOJERUO, E. P.; AJAMU, J.; MANGAI, T. R.; ISA, A. M.; AYANSINA, N. B.; AL-TURJMAN, F. A review of artificial intelligence in education. In: 2022 International Conference on Artificial Intelligence of Things and Crowdsensing (AIoTCs), IEEE, 2022. p. 38-45. doi: 10.1109/AIoTCs58181.2022.00104.
WANG, Z.; LAKE, B. M. Modeling question asking using neural program generation. In: 43rd Annual Conference of the Cognitive Science Society, 2019. doi: 10.48550/arXiv.1907.09899.