ENSINO EM SAÚDE – PROJETO INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO: PREPARANDO A GESTANTE PARA O PROCESSO DA AMAMENTAÇÃO
Palavras-chave:
Amamentação, Saúde da Mulher, Orientação Profissional, FisioterapiaResumo
A amamentação é um processo natural e benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê, promovendo uma série de vantagens para ambos. Orientações práticas e suporte emocional para as mães, é essencial para preparação física e psicológica para amamentar. Este estudo trata-se de um relato de experiência de um projeto denominado incentivo ao aleitamento materno, onde foi abordado "Como preparar para o processo da amamentação, o que fazer e o que não fazer? Quais os principais hormônios fazem parte do processo". O prazo de 24 dias foi destinado à elaboração e preparação para apresentação em sala, com objetivo de aprimorar o entendimento e a abordagem do tema. A exposição ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) direcionada a gestantes, com o intuito de orientar e esclarecer dúvidas sobre o processo de amamentação. Os acadêmicos foram preparados para dialogar com as gestantes de maneira clara e acessível, promovendo discussões sobre as boas práticas para a amamentação. A orientação incluiu recomendações sobre o preparo físico e emocional, destacando a importância da alimentação saudável, da hidratação adequada, posição adequada e da sucção frequente pelo bebê para estimular a produção do leite. Foi abordado os principais hormônios envolvidos no processo: a prolactina, que estimula a produção de leite, e a ocitocina, responsável pela ejeção do leite durante a amamentação. O grupo buscou não apenas fornecer informações técnicas, mas também preparar emocionalmente as gestantes, promovendo um ambiente de confiança e apoio para uma amamentação saudável e bem-sucedida.
Referências
AGRELI, R. M. O aleitamento materno e as causas de desmame precoce: uma revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
BARACHO, E. Fisioterapia aplicada à obstetrícia, uroginecologia e aspectos de mastologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
AMARAL, L. J. X., et al. Fatores que influenciam na interrupção do aleitamento materno exclusivo em nutrizes.
Rev Gaúcha Enferm. v. 36, n. esp, p:127-34, 2015.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual ténico/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 158 p. color. - (Série A. Normas e Manuais Técnicos) - (Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos - Caderno n°5)