IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS DE APRENDIZADO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Palavras-chave:
Aprendizado Baseado em Equipes (TBL), Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), Educação em saúde, Equipe multiprofissionalResumo
O estudo explora a implementação das metodologias Aprendizado Baseado em Equipes (TBL) e Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) em cursos de saúde, com o objetivo de desenvolver competências colaborativas e preparar os alunos para ambientes multiprofissionais. A pesquisa destaca a importância dessas abordagens no ensino superior, mostrando que sua aplicação, tanto em disciplinas teóricas quanto práticas, promove maior envolvimento dos estudantes, melhora o desempenho e fortalece habilidades cruciais, como liderança e resolução de problemas. A introdução do TBL e do PBL permitiu que os alunos aplicassem o conhecimento teórico em cenários práticos, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento de competências interpessoais. Apesar de certa resistência inicial, a complexidade dos casos e a diversidade de ideias superaram os obstáculos, resultando em maior integração dos estudantes. A avaliação formativa indicou uma evolução significativa na capacidade de trabalho em equipe e na confiança na tomada de decisões. O estudo conclui que a adoção dessas metodologias proporciona uma formação mais eficaz e recomenda a ampliação dessas práticas, alinhando as estratégias educacionais às demandas contemporâneas do setor de saúde.
Referências
Aboregela, A. M. Medical students' perception and academic performance after team-based and seminar-based learning in human anatomy. Journal of Taibah University Medical Sciences, 2023, Vol. 18 (1), p. 65-73, https://doi.org/10.1016/j.jtumed.2022.08.005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S165836122200155X Acesso em 07 ago. 2024.
Alnowaiser, H. M.; Alwehaibi, M.; Mekkawy,M. The effect of combining team based learning (tbl) and problem-based learning (pbl) upon the students' perception toward problem based learning at college of dentistry, qassim university: a cross sectional study. Indo American Journal of Pharmaceutical Sciences, 2019 vol. 6(03), p. 5825–5833. https://doi.org/10.5281/zenodo.2598064 Disponível em: https://zenodo.org/records/2598064 Acesso em 07 ago. 2024.
Berger, S.; Krug, K.; Goetz, K. Encountering uncertainty and complexity in decision-making: an observational study of clinical reasoning among medical and interprofessional groups of health care students. Journal of Interprofessional Care, 2022, vol. 37(2), p. 262–271. https://doi.org/10.1080/13561820.2022.2061928 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13561820.2022.2061928 Acesso em 07 ago. 2024.
Hublin, L., et al. Learning Collaborative Clinical Reasoning in Healthcare Education: An Integrative Review. Journal of Professional Nursing, 2023, Vol. 49, P. 126-134. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2023.09.011 Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S8755722323001540 Acesso em 07 ago. 2024.
Kligyte, G., et al. Work-integrated professional learning: shifting paradigms through transdisciplinary engagement. Studies in Continuing Education, 2023, p. 1–18. https://doi.org/10.1080/0158037X.2023.2224238 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0158037X.2023.2224238 Acesso em 07 ago. 2024.
Lai, T. L.; Lin, F. T.; Yueh, H. P. The effectiveness of team-based flipped learning on a vocational high school economics classroom. Interactive Learning Environments, 2018, Vol. 28(1) https://doi.org/10.1080/10494820.2018.1528284 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10494820.2018.1528284 Acesso em 07 ago. 2024.
Nawabi, S.; Javed, M. Q.; Bilal, R. Problem-based Learning and Team-based Learning as a Novel Package Approach. Journal of the College of Physicians & Surgeons Pakistan, 2021, Vol. 31(06) p. 710-715. doi: 10.29271/jcpsp.2021.06.710 Disponível em: https://jcpsp.pk/article-detail/problembased-learning-and-teambased-learning-as-a-novel-package-approach Acesso em 07 ago. 2024.
Okolie, U. C., et al. Overcoming obstacles to collaborative learning practices: a study of student learning in higher education-based vocational education and training. International Journal of Training Research, 2020, vol. 20(1), p. 73–91. https://doi.org/10.1080/14480220.2021.1965904 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14480220.2021.1965904 Acesso em 07 ago. 2024.
Qureshi, M. A., et al. Factors affecting students’ learning performance through collaborative learning and engagement. Interactive Learning Environments, 2021, vol. 31(4). https://doi.org/10.1080/10494820.2021.1884886 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10494820.2021.1884886 Acesso em 07 ago. 2024.
Williams, M. J., et al. Interprofessional Education Activities for Students in Physician Assistant, Clinical Psychology, and Athletic Training Programs Utilizing Aspects of Team-Based and Problem-Based Learning Practices. Med.Sci.Educ, 2021 Vol. 31, p.337–340. DOI10.1007/s40670-020-01173-y Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8368473/Acesso em 07 ago. 2024.
Yousaf, A., et al. The positive impact of introducing modified directed self-learning using pre–small group discussion worksheets as an active learning strategy in undergraduate medical education. Medical Education Online, 2023, vol. 28(1). https://doi.org/10.1080/10872981.2023.2204547 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10872981.2023.2204547#abstract Acesso em 07 ago. 2024.
Zitha, I.; Mokganya, G.; Sinthumule, O. Innovative Strategies for Fostering Student Engagement and Collaborative Learning among Extended Curriculum Programme Students. Educ. Sci. 2023, vol. 13, 1196. https://doi.org/10.3390/educsci13121196 Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/12/1196 Acesso em 07 ago. 2024.
Zhao, Y.; Ko, J. Orchestrating vocational education classrooms for adaptive instruction and collaborative learning. Cogent Education, 2024, Vol. 11(1). https://doi.org/10.1080/2331186X.2024.2351238 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2024.2351238 Acesso em 07 ago. 2024.