METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO FOMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Plataforma Educacional, Práticas Dinâmicas, Interação Docente, Feedback Personalizado

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar práticas docentes que adotam metodologias ativas de aprendizagem no curso de Engenharia de Software, como recurso para promover a aprendizagem, participação e o engajamento dos alunos através da interação humana, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta central. A pesquisa inclui relatos, estratégias e dinâmicas realizadas pelos professores do curso e suas experiências na relação entre professor e aluno durante a ministração das aulas. Constatou-se que o uso de metodologias ativas de aprendizagem contribui de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem, ao fomentar uma interação mais eficaz entre professores e alunos, por meio de práticas dinâmicas e interativas, nas quais os alunos são participantes ativos e o professor assume o papel como mediador da aprendizagem. Além disso, constatamos ser eficaz o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem nas disciplinas de Engenharia de Software, como um ambiente que personaliza o processo de aprendizagem, fomenta o acesso à informação e oferece feedback sobre as práticas propostas fortalecendo a relação entre professor e alunos, além de garantir maior produtividade e engajamento por parte dos estudantes.

Referências

AKINOSO, Sabainah Oyebola; AGORO, Aminat Aderonke; ALABI, Olufemi Mobolaji. EFFECT OF STATION ROTATION MODE OF INSTRUCTIONAL DELIVERY FOR MATHEMATICS IN THE ERA OF ADVANCING TECHNOLOGY. Jiste, Lagos, v. 24, n. 2, p. 60-72, 2020.

ALVES, Eliene Fernandes Pereira. Tecnologia na educação: reflexão para uma prática docente / technology in education. Brazilian Journal Of Development, São José dos Pinhais, v. 8, n. 1, p. 4227-4238, 17 jan. 2022. South Florida Publishing LLC. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n1-279. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42795. Acesso em: 30 ago. 2024.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. 430 p. (Desafios da Educação).

BEHRENS, Marilda. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, 18 jun. 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.80i196.977. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1303. Acesso em: 13 ago. 2024.

CALDERON, Ivanilse; SILVA, Williamson; FEITOSA, Eduardo. Active Learning Methodologies for Teaching Programming in Undergraduate Courses: a systematic mapping study. Informatics In Education, Vilnius, v. 23, n. 2, p. 279-322, 27 set. 2023. Vilnius University Press. http://dx.doi.org/10.15388/infedu.2024.11.

GUARDA, Dionara; GEHLEN, Graciela Cabreira; BRAGA, Gimene Cardozo; HEY, Albimara. Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 1, p. 1-18, 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634202349248000por.

LAROSA, Jorge; FERREIRA, Berta Weil; SANTOS, Bettima Steren dos; RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg; ZANELLA, Liane; RAMOS, Maria Beatriz Jacques (org.). Psicologia e Educação: o significado do aprender. 7. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2003. 230 p.

MERRITT, Eileen G.; WANLESS, Shannon B.; RIMM-KAUFMAN, Sara E.; CAMERON, Claire; PEUGH, James L.. The Contribution of Teachers' Emotional Support to Children's Social Behaviors and Self-Regulatory Skills in First Grade. School Psychology Review, Howick Place, v. 41, n. 2, p. 141-159, 1 jun. 2012. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/02796015.2012.12087517.

NEVES, Rita de Araujo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. Unirevista, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 1-10, 2006. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/handle/prefix/5857/?sequence=1. Acesso em: 19 ago. 2024.

PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 173-182, fev. 1998. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32831998000100010.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

RAMOS DE SOUZA, Wosney; VALLE DE LIMA, Henrique; DALARMELINO BORGES, Igor; SILVA ARAÚJO , Jeferson; DOS REIS PEREIRA FANSTONE , Pollyana; SANTOS FARIA SILVA , Talles; PEREIRA DOS SANTOS JÚNIOR , William. METODOLOGIAS ATIVAS E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO FOMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 96–100, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11415. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES