EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E RELAÇÕES HUMANAS NO CURSO DEPEDAGOGIA DA UNIEVANGÉLICA: UMA EXPERIÊNCIAINTERDISCIPLINAR NAEDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • GRAZIELA PARREIRA UnieVangelica Anápolis
  • Silva, Ferreira Claúdio UniEvangelica - Anápolis
  • ARAUJO, Fabrícia Borges de Freitas UniEvangelica - Anápolis
  • FANSTONE, POLLYANA DOS REIS PEREIRA Unievangélica - Anápolis
  • Silvestre, Hugo Andrade UniEvang´élica - Anápolis
  • ROLINDO, JOICY MARA REZENDE UniEvang´élica - Anápolis
  • Cipriano, Juraci da Rocha UniEvang´élica - Anápolis
  • Freitas, Maria Cecília Martinez Amaro UniEvang´élica - Anápolis
  • Silva, Meire Borges de Oliveira UniEvang´élica - Anápolis
  • Villar, Melyssa Barbosa UniEvang´élica - Anápolis

Palavras-chave:

ExtensãoUniversitária;MetodologiasAtivas;EducaçãoLúdica;RelaçõesHumanas.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre o "Projeto Brincadeiras e Jogos Matemáticos", desenvolvido comoatividade de extensão no curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA. A iniciativa, realizada por acadêmicas do 5º e 6ºperíodos, integrou conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas "Didática", "Geografia", "Língua Portuguesa" e"Matemática", propondo intervenções pedagógicas para o ensino fundamental. O projeto teve como foco promover oengajamento dos alunos por meio de atividades lúdicas, abordando temas como cultura indígena e sustentabilidadeambiental.Aexperiênciatambémdestacouaimportânciadasrelaçõeshumanasedocontatocomanaturezanoprocessoeducativo, reforçando a conexão entre a universidade e a comunidade local. Durante a execução do projeto, as acadêmicasforamdesafiadasaaplicarmetodologiaspedagógicasinovadoras,comoousodejogosebrincadeirasparaodesenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Além disso, a formação continuada dos professores da FazendaBetel foi um componente relevante da iniciativa, com encontros voltados para a reflexão crítica sobre arte, cultura einteligênciaartificialnacontemporaneidade.Osresultadosdemonstramqueaextensãouniversitáriapodetranscenderoslimites da sala de aula, integrando ensino, pesquisa e extensão para construir práticas educacionais mais humanizadas einclusivas,promovendoodesenvolvimentodevaloreséticoseculturaispormeiodeumaaprendizagemativaesignificativa.

Referências

ALMEIDA,M.E.B.;VALENTE,J.A.Tecnologiasdigitaisnaeducação:ensinoeaprendizagemnasociedadeconectada.Campinas:Papirus, 2020.

BACICH,L.;MORAN,J.Metodologiasativasparaumaeducaçãoinovadora:umaabordagemteórico-prática. PortoAlegre:Penso,2018.

FREIRE,P.Pedagogiadaautonomia:saberesnecessáriosàpráticaeducativa.SãoPaulo:PazeTerra, 1996.

MORAN,J.M. Metodologiasativase tecnologiasdigitais.SãoPaulo:Cortez,2015.

VYGOTSKY,L.S.Aformaçãosocialdamente:odesenvolvimentodosprocessospsicológicossuperiores. 7. ed. SãoPaulo:Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

PARREIRA, GRAZIELA et al. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E RELAÇÕES HUMANAS NO CURSO DEPEDAGOGIA DA UNIEVANGÉLICA: UMA EXPERIÊNCIAINTERDISCIPLINAR NAEDUCAÇÃO INFANTIL. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 104–110, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11413. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES