AMBIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO BRASIL-ESPANHA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Ambientação, Brasil-Espanha, Cooperação Internacional, Integração Cultural

Resumo

Aspectos culturais e sociais influenciam as relações bilaterais e as trocas entre Brasil e Espanha. Este trabalho aborda o relato de experiência de um projeto de ambientação e integração cultural entre os dois países, destacando os desafios e oportunidades que surgem dessa interação. Trata-se de um relato de experiência do projeto “Intercâmbio de saberes: Ambientação e Integração” que aconteceu nos dias 27 de setembro e 02 de outubro de 2024, com atividades de intercâmbio promovendo uma convivência, interação e colaboração entre brasileiros e espanhóis, onde o Campus Ceres da Universidade Evangélica de Goiás recebeu estudantes de Valência, Espanha, em intercâmbio cultural. A ação evidenciou que apesar das diferenças culturais, existem fortes laços de cooperação que beneficiam ambas as partes. E a comunicação e ambientação entre Brasil-Espanha foi substancial, criando um ambiente rico em troca de experiências acadêmicas e culturais. Conclui-se que a promoção de iniciativas de intercâmbio e a compreensão mútua são essenciais para fortalecer a integração e aproveitar as potencialidades da internacionalização do ensino dessa parceria.

Referências

ABREU, D. M; GARCÍA, A. M. Intercâmbio Cultural Brasil-Espanha: Desafios e Oportunidades. Rio de Janeiro: Editora Cultural. 2022

CARVALHO, L. F. A Influência da Cultura na Integração Econômica entre Brasil e Espanha. São Paulo: Editora Econômica. 2021.

FERNÁNDEZ, J. C. Parcerias Bilaterais e Integração Cultural. Madrid: Editorial Internacional. 2023.

MOREIRA, S. A; LÓPEZ, R. G. Programas de Intercâmbio e Cooperação Internacional: Casos Brasil-Espanha. Belo Horizonte: Editora Universitária. 2020.

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

JANINE DE SOUZA MENDONÇA, Ariane et al. AMBIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO BRASIL-ESPANHA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 101–103, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11412. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 47º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES