A EXTENSÃO CURRICULAR COMO ESPAÇO DE INCENTIVO DAS RELAÇÕES HUMANAS NA GRADUAÇÃO DA UNIEVANGÉLICA
Resumo
Este relato de experiência aborda a extensão curricular, durante o primeiro semestre de 2024, como um espaço fundamental para o incentivo das relações humanas nos cursos de graduação dos Campi da UniEVANGÉLICA. Por meio da extensão, a integração entre ensino, pesquisa e práticas sociais tem promovido o desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã nos acadêmicos da Instituição. Projetos realizados nos diversos cursos da Instituição evidenciam como essas atividades fortalecem o compromisso social dos futuros profissionais. Ações dos cursos de Pedagogia e Fisioterapia, Campus Anápolis, e Educação Física, Campus Ceres, são apresentadas como exemplos. Os resultados destacam a construção de vínculos significativos e o desenvolvimento de competências éticas e humanísticas, essenciais para a formação integral dos discentes.
Referências
BEZERRA, A. N. S.; SOUSA, F. M. L.; COLARES, A. A. A curricularização da extensão na formação docente: aproximações e contradições para uma práxis transformadora. Revista Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1–22, dez. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, 19 dez. 2018.
GOMEZ, S. DA R. M.; CORTE, M. G. D.; ROSSO, G. P. A Reforma de Córdoba e a educação superior.
Revista Internacional de Educação Superior, v. 5, 1º mai. 2019.
PACHECO, José. Educação, cidadania e transformação social: a importância da extensão universitária. São Paulo: Editora Educação Transformadora, 2018.
PEREIRA, A. C.; OLIVEIRA, J. M. Extensão Universitária e Relações Humanas: práticas e desafios na educação superior brasileira. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2021.
SANTOS, B. de S. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória das instituições de ensino superior. Coimbra: Almedina, 2020.
UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS. Regulamento de Extensão da Universidade Evangélica de Goiás. Anápolis: UniEVANGÉLICA, 2024.