ESPIRITUALIDADE, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA JORNADA DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Heliel Gomes de Carvalho Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Holehon Santos Campos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Diego Xavier de Assis Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Paulo Alberto dos Santos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Daniel Gonçalves Mendes da Costa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

espiritualidade, ensino superior, integração, relações humanas

Resumo

As relações humanas no ensino superior desempenham um papel crucial no desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e intelectuais dos estudantes. Nessa perspectiva, o presente artigo aborda o Projeto de Integração Fé e Aprendizagem promovido pela Associação Educativa Evangélica (AEE) como parte de sua missão de integrar a espiritualidade cristã, a ciência, educação e a sociedade no contexto do ensino superior. O evento visa promover a conscientização da importância do desenvolvimento de uma abordagem transformadora e integrada no ambiente acadêmico, no qual a fé e o ensino caminham juntos, não como proselitismo ou por imposição, mas como uma expressão da espiritualidade do ser humano. O objetivo, além da formação do docente para uma atuação mais acolhedora e integral é capacitar os participantes do evento a serem multiplicadores dessa visão integrada, com potencial de impacto para além da AEE. O público ao qual se destina essa formação são os docentes da Instituição, no entanto participam também gestores, diretores de departamentos, coordenadores de cursos e técnicos administrativos da Instituição. O evento teve início em 2019 e desde então 155 participantes já foram capacitados nas 3 edições do projeto. Este relato de forma mais específica apresenta a edição do ano de 2023 que culminou no Congresso Internacional de Integração Fé e Aprendizagem. Neste Congresso houve participação de 285 educadores e a formação anual, normalmente conta com uma média de 50 participantes que se envolvem numa série de quatro encontros ao longo do ano. Durante esses encontros aconteceram diversas atividades como: palestras, fóruns de discussão, momentos de partilha, além de atividades de lazer, visando promover uma abordagem holística e integrada da fé e do ensino e aprendizagem. Atualmente, a Instituição está iniciando a 4ª turma do evento.

Referências

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

FANSTONE, Pollyana dos Reis Pereira; CARVALHO, Heliel Gomes de; CAMPOS, Holehon Santos; ASSIS, Diego Xavier de; SANTOS, Paulo Alberto dos; COSTA, Daniel Gonçalves Mendes da. ESPIRITUALIDADE, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA JORNADA DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 136–146, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11155. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES