ESPIRITUALIDADE, CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA JORNADA DE INTEGRAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
espiritualidade, ensino superior, integração, relações humanasResumo
As relações humanas no ensino superior desempenham um papel crucial no desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e intelectuais dos estudantes. Nessa perspectiva, o presente artigo aborda o Projeto de Integração Fé e Aprendizagem promovido pela Associação Educativa Evangélica (AEE) como parte de sua missão de integrar a espiritualidade cristã, a ciência, educação e a sociedade no contexto do ensino superior. O evento visa promover a conscientização da importância do desenvolvimento de uma abordagem transformadora e integrada no ambiente acadêmico, no qual a fé e o ensino caminham juntos, não como proselitismo ou por imposição, mas como uma expressão da espiritualidade do ser humano. O objetivo, além da formação do docente para uma atuação mais acolhedora e integral é capacitar os participantes do evento a serem multiplicadores dessa visão integrada, com potencial de impacto para além da AEE. O público ao qual se destina essa formação são os docentes da Instituição, no entanto participam também gestores, diretores de departamentos, coordenadores de cursos e técnicos administrativos da Instituição. O evento teve início em 2019 e desde então 155 participantes já foram capacitados nas 3 edições do projeto. Este relato de forma mais específica apresenta a edição do ano de 2023 que culminou no Congresso Internacional de Integração Fé e Aprendizagem. Neste Congresso houve participação de 285 educadores e a formação anual, normalmente conta com uma média de 50 participantes que se envolvem numa série de quatro encontros ao longo do ano. Durante esses encontros aconteceram diversas atividades como: palestras, fóruns de discussão, momentos de partilha, além de atividades de lazer, visando promover uma abordagem holística e integrada da fé e do ensino e aprendizagem. Atualmente, a Instituição está iniciando a 4ª turma do evento.
Referências
Abrão ACFV. Humanização da assistência e tecnologia [editorial]. Acta Paul Enferm, 2003.
Chickering, A. W., & Gamson, Z. F. (2006). Sete princípios para uma boa prática no ensino de graduação. In J. A. Wehlburg & T. E. McEwen (Eds.), Satisfação do estudante e resultados de aprendizagem em e-learning: uma introdução à pesquisa empírica (pp. 2-16). Wiley.
DAVIES, J.. Thinking Ahead To Society 5.0. Semiconductor Engineering. 2018. Disponível em: https://semiengineering.com/thinking-ahead-to-society-5-0/. Acesso em: 10 ago. 2022.
Goleman, D. (2000). Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente (10ª ed.). Objetiva.
GUINNES, Os. A grande busca pelo sentido da vida. São Paulo: Mundo Cristão, 2022.
UniEVANGÉLICA. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. (2019-2023). Universidade Evangélica de Goiás, 2019.
Zohar, D. (2012). Inteligência Espiritual: O Desafio de Superar a Força de Vontade (8ª ed.). Editora Cultrix.