HUMANIZAÇÃO NA TROCA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE/DISCENTE NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autores

  • João Maurício Fernandes Souza Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Anderson Da Silva Umbelino Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Claudia Fabiana Alves Rezende Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Cristiane Gonçalves de Moraes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • João Daros Malaquias Junior Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Josana de Castro Peixoto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Klenia Rodrigues Pacheco Sá Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lucas Marqurezam Nascimento Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ricardo Elias do Vale Lima Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Agronomia, humanista, educação, agricultura.

Resumo

Um dos principais processos pedagógicos para a formação de um profissional é a relação entre docente/discente que traz uma abordagem humanista para o crescimento do aluno. Diante disso, este estudo pretende descrever as relações humanas na educação superior em Agronomia, sobretudo relatar a função do professor em disciplinas de formação específica com abordagens pedagógicas que traz a ação humanista na interação. O relato de experiencia no curso de agronomia, observa-se que metodologias ativas e a participação do docente em resolução de problemas, trabalha-se o diálogo e compreende-se a relação do estudante com o contexto agronômico. Essa prática se faz em várias disciplinas da matriz curricular para a formação do profissional, disciplinas essas como fertilidade do solo, fitopatologia, entomologia, fruticultura, grandes culturas e outras que se faz também necessário essa associação de teoria e prática para uma abordagem para um diálogo profissional. Durante as atividades de aulas práticas dessas disciplinas que são aplicadas técnicas agrícolas no campo, uma das principais ferramentas utilizadas é o professor abordar o aluno para que possam interagir a vivência que o discente tem no campo e sua prática. No curso de agronomia, muitos discentes já tem uma prática agrícola familiar e outros já atuam como técnicos agrícolas. Assim, conclui-se que essa relação professor-aluno que permite um diálogo em sala de aula e nas atividades práticas realizadas na Unidade Experimental, é importantíssima para o desenvolvimento dos discente, porque ele é o norteador do desenvolvimento dos discentes, aquele que incentiva e guia o estudante para uma formação, independente de qual área dentro da agronomia ele irá atuar, mas estabelece também uma relação futura entre profissional e agricultor.

Referências

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

SOUZA, João Maurício Fernandes; UMBELINO, Anderson Da Silva; REZENDE, Claudia Fabiana Alves; MORAES, Cristiane Gonçalves de; MALAQUIAS JUNIOR, João Daros; PEIXOTO, Josana de Castro; SÁ, Klenia Rodrigues Pacheco; NASCIMENTO, Lucas Marqurezam; LIMA, Ricardo Elias do Vale. HUMANIZAÇÃO NA TROCA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE/DISCENTE NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 116–120, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11154. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES