HUMANIZAÇÃO NA TROCA DE EXPERIÊNCIA DOCENTE/DISCENTE NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Palavras-chave:
Agronomia, humanista, educação, agricultura.Resumo
Um dos principais processos pedagógicos para a formação de um profissional é a relação entre docente/discente que traz uma abordagem humanista para o crescimento do aluno. Diante disso, este estudo pretende descrever as relações humanas na educação superior em Agronomia, sobretudo relatar a função do professor em disciplinas de formação específica com abordagens pedagógicas que traz a ação humanista na interação. O relato de experiencia no curso de agronomia, observa-se que metodologias ativas e a participação do docente em resolução de problemas, trabalha-se o diálogo e compreende-se a relação do estudante com o contexto agronômico. Essa prática se faz em várias disciplinas da matriz curricular para a formação do profissional, disciplinas essas como fertilidade do solo, fitopatologia, entomologia, fruticultura, grandes culturas e outras que se faz também necessário essa associação de teoria e prática para uma abordagem para um diálogo profissional. Durante as atividades de aulas práticas dessas disciplinas que são aplicadas técnicas agrícolas no campo, uma das principais ferramentas utilizadas é o professor abordar o aluno para que possam interagir a vivência que o discente tem no campo e sua prática. No curso de agronomia, muitos discentes já tem uma prática agrícola familiar e outros já atuam como técnicos agrícolas. Assim, conclui-se que essa relação professor-aluno que permite um diálogo em sala de aula e nas atividades práticas realizadas na Unidade Experimental, é importantíssima para o desenvolvimento dos discente, porque ele é o norteador do desenvolvimento dos discentes, aquele que incentiva e guia o estudante para uma formação, independente de qual área dentro da agronomia ele irá atuar, mas estabelece também uma relação futura entre profissional e agricultor.
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