IMPACTOS DO ENSINO A DISTÂNCIA NAS RELAÇÕES HUMANAS E NO APRENDIZADO DURANTEA PANDEMIA
Palavras-chave:
educação, isolamento, tecnologia, covid-19Resumo
Em 2020 vivenciamos uma realidade atípica de isolamento social, e tais modificações impactaram diretamente os modos de relacionamento interpessoal e no aprendizado. Na Educação, uma das medidas de impacto foi a suspensão das aulas presenciais em todas as etapas da Educação, o que ocasionou a intensificação do Estudo a Distância (EaD) e o isolamento social. Com base nisso, o objetivo do estudo foi promover uma reflexão em torno da aceleração da virtualização da sociedade em razão da pandemia, cujos efeitos também se revelam em mudanças significativas na educação e nas relações humanas. Não há dúvidas de que durante a pandemia, as atividades educacionais à distância certamente se tornaram a opção mais viável para não prejudicar os calendários letivos escolares e acadêmicos. No entanto, é importante salientar que os problemas psicológicos resultantes da pandemia causam uma influência significativa tantos nos alunos como nos professores, dificultando o processo de aprendizagem. Os próximos anos na educação traz consigo diversos desafios, mas também inúmeras oportunidades, e uma delas é o rompimento das barreiras geográficas, possibilitando que os alunos não precisem se deslocar para as universidades.
Referências
ARETIO, L. G. Educación a distancia. Bases conceptuales. In: Educación a distancia hoy. Madrid: Universidad de
Educación a Distância. p. 11 – 57, 1994.
BRASIL. DECRETO Nº 5.800/06. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2006/Decreto/D5800.html. Acesso em: 12 fev de 2024.
BROOKS, S. K., WEBSTER, R.K., SMITH, L. E., WOODLAND, L., WESSELY, S., GREENBERG, N. The psychological
impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet. 2020; 395:912-20.
BURKI, T. K. COVID-19: Consequences for higher education. Lancet Oncol. 2020;21(6):758.
CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: A utilização da tecnologia como ferramenta de ensino.
Trabalho de conclusão de curso em Pedagogia - Universidade Federal do Amazonas, 2020.
COSTA, J. A.; et al. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem,
v. 1, p. 80-95, 2021.
DOS ANJOS, A. M. T. Ensino remoto no ensino superior e tempos de COVID -19: Narrativas da experiência. Cadernos
da Pedagogia, v. 14, n. 30, p. 227-234, Set-Dez/2020.
FREITAS, M. M. Curso de licenciatura em Educação Física modalidade a distância: desafios e realizações enquanto
docente nas disciplinas teórico-práticas. Licenciatura em Educação Física a Distância, uma realidade baiana, Editora da
Universidade Federal da Bahia, 2017.
MARTINS, R. X. A COVID-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância.
;7(1):242-56.