ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO CURSO DE NUTRIÇÃO.

Autores

  • Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Barbara Martins Vieira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Flávia Melo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Caroline Nascimento Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Cristiane Ribeiro Pinto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Giovanna Nascimento de Mello e Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Rúbia de Pina Luchetti Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

relações interpessoais, ambiente acadêmico, aprendizagem colaborativa

Resumo

As relações humanas no contexto do ensino superior e seu impacto no processo de aprendizado dos estudantes têm sido evidenciados atualmente. Este estudo teve como objetivo investigar as relações humanas e o aprendizado no ensino superior, por meio de um estudo qualitativo realizado no curso de Nutrição. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunos e professores, a fim de compreender como as interações interpessoais influenciam no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram para a importância das relações humanas no contexto acadêmico, demonstrando que a qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores influencia diretamente no aprendizado dos estudantes. Conclui-se que um ambiente acadêmico inclusivo, que promove relações interpessoais positivas, é fundamental para a formação integral dos estudantes no ensino superior.

Referências

Araújo, C. et al. Relações humanas e aprendizagem no ensino superior: um estudo de caso na área da saúde. Revista Brasileira de Educação Superior, 10(2), 87-102, 2018.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Santos, A. O papel das relações humanas no processo de aprendizagem no ensino superior: uma revisão de literatura. Cadernos de Pedagogia, 5(1), 45-60, 2017.

Silva, M. A. (2008). Relações professor-aluno: a empatia no processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, 12(34), 89-105.)

Souza, L. et al. Relações humanas e aprendizado no ensino superior: um estudo qualitativo no curso de Nutrição. Revista Científica de Nutrição, 12(3), 165-180, 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

BORGES, Cyntia Rosa de Melo Ribeiro; VIEIRA, Barbara Martins; MELO, Flávia; SILVA, Caroline Nascimento; PINTO , Cristiane Ribeiro; SILVA, Giovanna Nascimento de Mello e; LUCHETTI, Rúbia de Pina. ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO CURSO DE NUTRIÇÃO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–4, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11144. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES