INTEGRAÇÃO CURRICULAR, RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO: O CASO DOS CURSOS DE PUBLICIDADE E DESIGN
Palavras-chave:
Relações humanas, Aprendizagem, Ensino Superior, RelacionamentoResumo
Este trabalho visa discutir as dinâmicas das relações humanas dentro do ambiente da sala de aula, principalmente no que diz respeito às instituições de ensino superior. Com base em uma revisão da literatura e em observações empíricas no contexto da sala aula, examinamos a natureza complexa dessas relações, incluindo a interação entre alunos, entre alunos e professores, e entre professores. Além disso, discutimos a influência dessas relações no processo de aprendizagem e no ambiente educacional como um todo. Tomamos como exemplo a integração das disciplinas de Cidadania, Ética e Espiritualidade, e Gestão de Marcas dos cursos de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Design Gráfico como pano de fundo das discussões. Por fim, destacamos a importância de promover relações positivas e inclusivas para melhorar o desempenho acadêmico e o bem-estar emocional dos estudantes.
Referências
BALBINO, José Nivaldo. SILVA, Helena de Fátima Nunes. COUTO, Mariele Pena de. Os múltiplos enfoques da interdisciplinaridade no ambiente acadêmico. Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG. Brasília: v.16, n. 36, 2021, p.1-21.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
VIGOTSKI, Lev. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WERTSCH, J.V. The zone of proximal development: some conceptual issues. In: ROGOFF, B. & WERTSCH, J.V. (eds). Children’s learning in the zone of proximal development: New directions to child development. n. 23. San Francisco; Jossey-Bass, march, 1984.