INTEGRAÇÃO CURRICULAR, RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO: O CASO DOS CURSOS DE PUBLICIDADE E DESIGN

Autores

  • Luiz Eduardo Kruger Dias Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Kellen Ceretta Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Allyson da Silva Barbosa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Edmilson Canuto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Anderson Ferreira da Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Frederico Schultz Rabelo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Juraci da Rocha Cipriano Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Simone Buiate Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Talles Santos Faria Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Relações humanas, Aprendizagem, Ensino Superior, Relacionamento

Resumo

Este trabalho visa discutir as dinâmicas das relações humanas dentro do ambiente da sala de aula, principalmente no que diz respeito às instituições de ensino superior. Com base em uma revisão da literatura e em observações empíricas no contexto da sala aula, examinamos a natureza complexa dessas relações, incluindo a interação entre alunos, entre alunos e professores, e entre professores. Além disso, discutimos a influência dessas relações no processo de aprendizagem e no ambiente educacional como um todo. Tomamos como exemplo a integração das disciplinas de Cidadania, Ética e Espiritualidade, e Gestão de Marcas dos cursos de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Design Gráfico como pano de fundo das discussões. Por fim, destacamos a importância de promover relações positivas e inclusivas para melhorar o desempenho acadêmico e o bem-estar emocional dos estudantes.

Referências

BALBINO, José Nivaldo. SILVA, Helena de Fátima Nunes. COUTO, Mariele Pena de. Os múltiplos enfoques da interdisciplinaridade no ambiente acadêmico. Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG. Brasília: v.16, n. 36, 2021, p.1-21.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

VIGOTSKI, Lev. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WERTSCH, J.V. The zone of proximal development: some conceptual issues. In: ROGOFF, B. & WERTSCH, J.V. (eds). Children’s learning in the zone of proximal development: New directions to child development. n. 23. San Francisco; Jossey-Bass, march, 1984.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

DIAS, Luiz Eduardo Kruger; CERETTA, Kellen; BARBOSA, Allyson da Silva; CANUTO, Edmilson; SILVA, Anderson Ferreira da; RABELO, Frederico Schultz; CIPRIANO, Juraci da Rocha; BUIATE, Simone; SILVA, Talles Santos Faria. INTEGRAÇÃO CURRICULAR, RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO: O CASO DOS CURSOS DE PUBLICIDADE E DESIGN. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 66–71, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11143. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES