RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UniEVANGÉLICA

Autores

  • Regiane Menezes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Anderson Carlos da Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Daniel Ferreira Hassel Mendes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Carlos Renato Ferreira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ieso Costa Marques Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • José Fernando Muniz Barbosa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Márcio Dourado Rocha Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Maysa de Fátima Moreira Rodrigues Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

relaçoes, humanas, integração

Resumo

Este artigo discute as relações humanas e o aprendizado no ensino superior, com foco no curso de Ciências Contábeis da UniEVANGÉLICA. O texto destaca os desafios enfrentados pelos educadores ao lidar com as gerações “Y” e “Z”, que têm expectativas de resultados imediatos e dificuldades em esperar as etapas que compõem o processo de ensino-aprendizagem. A falta de contato com as gerações mais velhas e o distanciamento entre as gerações tem causado reflexos como a falta de noção de hierarquia e sobretudo muita impaciência por parte destes estudantes no que se refere às etapas que envolvem a dinâmica da sala de aula, como por exemplo: pré-aula, aula, dinamização e pós-aula. Assim, as instituições de ensino estão cada vez mais preocupadas e engajadas identificar fragilidades e redesenhar as práticas educativas no sentido de suavizar o impacto das diferenças entre as gerações e ressignificar a convivência no sentido de construir lições de conhecimento técnico aliados aos desafios do mundo do trabalho, permitindo que seus alunos evoluam no aspecto socioemocional. O objetivo geral do artigo é analisar as relações humanas associadas ao aprendizado no ensino superior e apresentar práticas que deram certo na sala de aula no sentido de mitigar tais desafios.

Referências

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Inventário de habilidades sociais educativas do professor

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

MENEZES, Regiane; SILVA, Anderson Carlos da; MENDES, Daniel Ferreira Hassel; FERREIRA, Carlos Renato; MARQUES, Ieso Costa; BARBOSA, José Fernando Muniz; ROCHA, Márcio Dourado; RODRIGUES, Maysa de Fátima Moreira. RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UniEVANGÉLICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 5–10, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11140. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES