RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UniEVANGÉLICA
Palavras-chave:
relaçoes, humanas, integraçãoResumo
Este artigo discute as relações humanas e o aprendizado no ensino superior, com foco no curso de Ciências Contábeis da UniEVANGÉLICA. O texto destaca os desafios enfrentados pelos educadores ao lidar com as gerações “Y” e “Z”, que têm expectativas de resultados imediatos e dificuldades em esperar as etapas que compõem o processo de ensino-aprendizagem. A falta de contato com as gerações mais velhas e o distanciamento entre as gerações tem causado reflexos como a falta de noção de hierarquia e sobretudo muita impaciência por parte destes estudantes no que se refere às etapas que envolvem a dinâmica da sala de aula, como por exemplo: pré-aula, aula, dinamização e pós-aula. Assim, as instituições de ensino estão cada vez mais preocupadas e engajadas identificar fragilidades e redesenhar as práticas educativas no sentido de suavizar o impacto das diferenças entre as gerações e ressignificar a convivência no sentido de construir lições de conhecimento técnico aliados aos desafios do mundo do trabalho, permitindo que seus alunos evoluam no aspecto socioemocional. O objetivo geral do artigo é analisar as relações humanas associadas ao aprendizado no ensino superior e apresentar práticas que deram certo na sala de aula no sentido de mitigar tais desafios.
Referências
ASSENSUS (2021). Relações Humanas no Trabalho, Disponível em: https://assensus.com.br/relacoeshumanas-trabalho/. Acesso em 22 de Fev. de 24.
FERNANDES, Heleno Matos; DE SOUZA, Neila Nunes (2018). A didática como fator de qualidade no
processo de ensino aprendizagem e na relação professor-aluno em sala de aula. Revista Interface
(Porto Nacional), n. 15, p. 114-130.
FRANÇA, Sulivan (2023). Relações humanas no trabalho: como promovê-las e seus benefícios.
Disponível em: https://www.humansolutionsbrasil.com.br/artigos/relacoes-humanas-trabalho. Acesso em
de Fev. de 24.
LIBÂNEO, José Carlos (2004). A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria
Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, 2004.
LOPES, Rita de Cássia Soares (2017). A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Dia
a dia e educação, v. 9, p. 1534-8.
SILVA, Mariana Siqueira (2014). Um pensar sobre a ética nas relações docentes e aluno no Ensino
Superior. Revista Estação Científica, n. 11, p. 1-6, jan./jun.
VIEIRA-SANTOS, Joene; HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira (2017). Contingências sociais que
dificultam o engajamento do professor universitário em relações de qualidade com seus alunos.
Perspectivas em análise do comportamento, v. 8, n. 2, p. 200-214.
VIEIRA-SANTOS, Joene; DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira (2018).
Inventário de habilidades sociais educativas do professor